27 junho 2013

Brasil: futebol ou cidadania?



Duas situações distintas mostraram ontem a verdadeira cara do país. Enquanto dentro do Mineirão o Brasil futebol ganhava de 2 a 1 dos uruguaios, do lado de fora, o Brasil cidadão perdia para o vandalismo, para as bombas de gás lacrimogênio e para as balas de borracha da polícia. No estádio, um tremendo sufoco para ganhar do Uruguai e passar à final da Copa das Confederações. Fora dele, uma enorme batalha para manter viva a ideia de luta contra a corrupção política, a desigualdade social e a falência da saúde e educação, além, é claro, dos gastos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Qual a diferença entre o cidadão torcedor e o cidadão manifestante? Por que um clama por justiça enquanto o outro de esgoela na comemoração de um gol? O que impede que a torcida se una pelo Brasil cidadão? E se os estádios ficassem vazios? Afinal, o que é mais importante para nós, brasileiros: viver num país mais justo ou comemorar o título de campeão da Copa das Confederações?




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin