03 agosto 2013

Cesar Cielo, o primeiro tricampeão mundial da história nos 50m nado livre

Cesar Cielo comemora a terceira medalha de ouro nos 50m livre (Foto: AFP)

Ao cravar 21s32 neste sábado (03/08), Cesar Cielo tornou-se o primeiro tricampeão dos 50m estilo livre de todas as piscinas do planeta na era pós-trajes tecnológicos. Mas não pensem que foi fácil. Na piscina do Palau Sant Jordi, onde está sendo disputado o Mundial de Barcelona, estavam três campeões olímpicos da prova: o próprio Cielo, medalha de ouro em Pequim 2008; Florent Manaudou, ganhador do ouro em Londres 2012, e o americano Anthony Ervin, primeiro colocado em Sydney 2000. Mas não deu pra ninguém. Cielo fez uma largada espetacular e nadou para a vitória, garantindo o lugar mais alto do pódio e a medalha, comemorada com muito choro e emoção, o que arrancou aplausos das arquibancadas.

Pouca gente sabe, mas do bronze nos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres para cá e aos 27 anos, Cielo trocou de clube, técnico e passou por um procedimento cirúrgico para eliminar uma tendinopatia (inflamação no tendão patelar) nos dois joelhos. Mas nada disso foi obstáculo para o recomeço da história vitoriosa do maior nadador brasileiro de todos os tempos.

A medalha de prata ficou com o russo Vladimir Morozov (21s47) e o bronze com George Bovell, de Trinidad e Tobago (21s51). E numa espécie de cereja do bolo, o ouro foi entregue a Cielo por Alexander Popov, um dos grandes de todos os tempos na história das provas de velocidade.

- Sem palavras. Para ser sincero, não achava que tinha ganho. Não sabia o tempo que tinha feito. Eu olhei para o placar e torci para que eles não tivessem voado. Às vezes ficar preocupado com adversário pode afetar a performance. Hoje foquei na minha raia e bati na parede. Entortei o dedo na chegada, mas valeu a pena. Se precisasse ter quebrado o dedo, teria quebrado (risos). Agora tenho que treinar três vezes mais porque sei que eles vão querer vir para me matar no ano que vem. Se Deus quiser vamos ganhar essa prova nos Jogos de 2016 também - disse Cielo, que já havia abiscoitado a medalha de ouro nos 50m borboleta na última segunda-feira (29/07).

A medalha de hoje foi a sexta de Cielo em Campeonatos Mundiais, todas de ouro. Além das duas de Barcelona, o brasileiro também faturou os títulos dos 50m livre e borboleta no Mundial de Xangai 2011 e dos 50m e 100m livres em Roma 2009. Parabéns, campeão!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin