21 agosto 2013

Cresce o número de estupros no Rio e em São Paulo

Foto: reprodução

A nossa Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, vem registrando um aumento absurdo nos nos casos de estupro, cerca de 16 casos a cada dia. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública - ISP, entre junho de 2012 e junho de 2013, foram registrados mais de seis mil casos de estupro em todo o Estado, um aumento de quase 14% em relação aos 12 meses anteriores, números que impressionam e assustam. A cada uma hora e meia, uma pessoa, mulheres na grande maioria, é vítima de estupro no Estado do Rio, que tem na Baixada Fluminense a região de maior incidência deste tipo de crime.

Em São Paulo, uma das metrópoles mais avançadas do mundo, a coisa não é diferente. A cada 40 minutos, uma mulher é vítima de estupro. Só na Capital, comparando-se os seis primeiros meses de 2013 com o mesmo período de 2012, encontramos 148 estupros a mais. Em todo o Estado, no mesmo grau de comparação, já são 314 casos de estupro a mais. O ano de 2013 já registra 6.500 estupros.

Na Índia, em fevereiro deste ano, por causa da morte da jovem Jyoti Singh Pandey, estuprada coletivamente e jogada de um ônibus em Nova Dhéli, novas leis entraram em vigor para punir os casos de estupro.

A pena mínima passou de 7 para 20 anos de prisão, e a máxima, que era de 10 anos, virou prisão perpétua, sem a possibilidade de liberação a qualquer título. Há, inclusive, a possibilidade de aplicação da pena de morte, quando o estupro resultar na morte ou estado begetativo da da vítima ou quando o estuprador for reincidente.

Será que não está na hora de mudar a nossa legislação em relação ao tema? Deixe um comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin