A jovem Aline Campbell (foto: reprodução) |
O projeto de Aline, batizado de "Open Doors" ("Portas Abertas"), teve como objetivo conhecer pessoas e culturas diferentes, e afora o gasto prévio com as passagens aéreas de ida e volta, não lhe custou um centavo com transporte, hospedagem ou comida, já que sua intenção era depender unicamente da ajuda de estranhos para se locomover, dormir e se alimentar.
A ideia era ter abertura para conhecer gente de culturas diferentes, pontos de vista diferentes”, diz Aline, acrescentando que sua atitude nada teve com dificuldade financeira ou a intenção de provar que é possível viver sem dinheiro. Só queria mostrar que se pode confiar no mundo e nas pessoas.
No dia do embarque, depois de chegar ao aeroporto com apenas R$ 20, usados para pagar seu último lanche no Brasil, Aline entrou no avião e foi direto para Amsterdã, na Holanda. Depois, ela viajou para a Alemanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Eslováquia, Sérvia e República Tcheca, num total de 54 caronas em carros de passeio e caminhões.
Como não poderia deixar de ser, a jovem conta que recebeu algumas cantadas no caminho, mas resolveu tudo com uma boa conversa.
Não era frequente, mas já aconteceu. Aí eu conversava abertamente e dava tudo certo. Nunca ninguém tentou forçar ou passar a mão”, disse Aline, revelando que apenas uma vez ela teve que desembarcar de um veículo por causa de um motorista italiano mais insistente.
Aline durante sua viagem pela Europa; pegando carona (fotos dos extremos), em Londres (acima) e com um senhor que conheceu na Sérvia (abaixo) (foto: reprodução) |
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |