15 dezembro 2013

Artista plástica brasileira viaja por 14 países da Europa de carona

A jovem Aline Campbell (foto: reprodução)

Cada louco com sua mania, não é verdade? Você teria coragem de sair de casa, em São Paulo, por exemplo, para vir ao Rio de Janeiro, sem um tostão no bolso, viajando apenas de carona? Aline Campbell, artista plástica, 24 anos, moradora do Rio, fez muito mais que isso. Sem nenhum dinheiro no bolso ou cartão de crédito para uma emergência, ela viajou por 92 dias, período em que percorreu a Europa, conhecendo 30 cidades em 14 países.

O projeto de Aline, batizado de "Open Doors" ("Portas Abertas"), teve como objetivo conhecer pessoas e culturas diferentes, e afora o gasto prévio com as passagens aéreas de ida e volta, não lhe custou um centavo com transporte, hospedagem ou comida, já que sua intenção era depender unicamente da ajuda de estranhos para se locomover, dormir e se alimentar.

A ideia era ter abertura para conhecer gente de culturas diferentes, pontos de vista diferentes”, diz Aline, acrescentando que sua atitude nada teve com dificuldade financeira ou a intenção de provar que é possível viver sem dinheiro. Só queria mostrar que se pode confiar no mundo e nas pessoas.

No dia do embarque, depois de chegar ao aeroporto com apenas R$ 20, usados para pagar seu último lanche no Brasil, Aline entrou no avião e foi direto para Amsterdã, na Holanda. Depois, ela viajou para a Alemanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Eslováquia, Sérvia e República Tcheca, num total de 54 caronas em carros de passeio e caminhões.

Como não poderia deixar de ser, a jovem conta que recebeu algumas cantadas no caminho, mas resolveu tudo com uma boa conversa.

Não era frequente, mas já aconteceu. Aí eu conversava abertamente e dava tudo certo. Nunca ninguém tentou forçar ou passar a mão”, disse Aline, revelando que apenas uma vez ela teve que desembarcar de um veículo por causa de um motorista italiano mais insistente.


Aline durante sua viagem pela Europa; pegando carona (fotos dos extremos), em Londres (acima) e com um senhor que conheceu na Sérvia (abaixo) (foto: reprodução)


Na Alemanha, ao ser abordada por um carro da polícia, Aline ficou sabendo que a carona no meio da estrada é proibida na Europa (só é permitida em postos de gasolina ou em locais de parada). Acabou subindo na viatura e pegando uma carona com os próprios policiais. E aí! O que você acha dessa história?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin