16 janeiro 2014

Anúncio oferecia "negros com diversas utilidades" ao preço de R$ 1

Foto: reprodução

Nosso assunto de ontem foi a criatividade feminina no quesito vaidade. Hoje, o Dando Pitacos abre espaço para uma nova forma de criação, infelizmente carregada de preconceito e discriminação, e o pior de tudo, obra da mente de um jovem de apenas 16 anos. No último final de semana, o site Mercado Livre postou um anúncio que vendia "negros com diversas utilidades" por R$ 1. O absurdo foi denunciado, e o portal de negócios repassou os dados do autor da publicação para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, do governo federal, que encaminhará as informações ao Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro para investigação. O adolescente foi apreendido no Rio ontem (15/01), depois de localizado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática - DRCI.

Segundo Gilson Perdigão, delegado titular daquela especializada, o menor prestou depoimento acompanhado da mãe e confessou ser o autor da publicação. Sem divulgar o teor do interrogatório, o policial informou que o caso será encaminhado à Vara da Infância e da Juventude, onde o jovem deverá responder por ato infracional análogo ao crime tipificado pela Lei 7.716, que cuida da prática, indução ou incitação à discriminação, ao preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O anúncio foi retirado do ar no dia seguinte à postagem (06/01), depois da denúncia de usuários. O Mercado Livre, por meio de nota, repudiou a publicação e esclareceu que os anúncios publicados têm mecanismo para denúncias, e que quando elas ocorrem, o site fornece às autoridades competentes todos os dados cadastrais do autor da postagem.

A imaturidade e a inconsequência do jovem autor da publicação, características próprias de sua idade, devem, sim, ser levadas em consideração, mas ele precisa ser punido, para entender, desde agora, que a desumanização de qualquer raça é atitude inconcebível e inaceitável, principalmente quando seus indivíduos são encarados como simples mercadoria e devolvidos ao tempo da escravidão.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin