19 abril 2014

O que a Páscoa significa para você?

Foto: reprodução

Para os cristãos, e eu me incluo entre eles, a Páscoa relembra o momento da ressurreição de Cristo depois da crucificação.  Na língua portuguesa, como em muitas outras línguas, é só procurar na Wikipédia, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pesah. Para os espanhóis a festa tem o nome de Pascua. Os italianos a chamam de Pasqua. Os franceses de Pâques. Mas as designações não param por aí: no latim é Pascha; no azerbaijão é Pasxa; para os bascos, Pazko; entre os catalães, Pasqua; no idioma crioulo haitiano, Pak; no dinamarquês Påske; Pasko, em esperanto; Pasg, no galês; Pasen, em holandês; no indonésio, Paskah; no islandês, Páskar; no malaio, Paskah; no norueguês, Påske; Paști, em romeno; Pasaka, em suaíle, Påsk, em sueco e Paskalya, no idioma turco.

Qualquer que seja o nome, a Páscoa, para mim, tem o significado de renascimento, de novas esperanças e sonhos. É o que desejo a todos os amigos: renovação dos sonhos e muita esperança no futuro, sempre com muita saúde e paz. Boa Páscoa a todos!




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin