14 maio 2014

Auxiliar de arbitragem Fernanda Colombo é afastada pela CBF

Fernanda Colombo (foto: reprodução)

Não é fácil o caminho da mulher que tenta vencer em qualquer área profissional, mas principalmente naquelas predominantemente masculinas, como é o caso do futebol. Você não acredita? Então leia essa história. Fernanda Colombo, a auxiliar de arbitragem que cometeu um erro ao marcar um impedimento contra o Cruzeiro, na derrota do time por 2 a 1 para o Atlético-MG, em jogo realizado no último domingo, foi afastada por duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Segundo Antonio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, a medida teve por fim "preservar" a moça e é adotada sempre que um juiz ou bandeirinha está "sob pressão", o que não me parece verdadeiro diante dos inúmeros e clamorosos erros cometidos pelos árbitros que atuam na competição e continuam a soprar seus apitos e abanar suas bandeiras a cada rodada do certame.

Em apoio a Fernanda, a ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira, que também foi crucificada por técnicos e dirigentes de clubes depois de algumas atuações e chegou a posar para a Playboy depois de abandonar a profissão, disse que se ela não fosse bonita, não estaria sendo tão contestada.

- Ela virou Maria Madalena. Se fosse um homem, não haveria isso - afirmou Ana Paula.

Luiz Claudio Espindola Gonçalvespresidente da Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol e chefe de Fernanda, também acha que a questão da beleza está influenciando a cobrança hoje dirigida à auxiliar de arbitragem.

- Fernanda está pagando por ser bonita. Se fosse feia, ninguém falaria dela desse jeito, nem iria misturar erros que acontecem com qualquer árbitro ao fato de ela ser bonita - disse o dirigente, numa clara referência a alguns comentários deixados nas redes sociais e a uma frase atribuída ao diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, depois que seu time perdeu o clássico mineiro. Segundo ele, Fernanda não estaria preparada para suportar a pressão de trabalhar em "jogos importantes" e a aconselhou a “posar nua”.

Na minha opinião, o tal Mattos não passa de um babaca machista e preconceituoso, para quem a capacidade profissional de alguém deve ser medida pelo sexo, coisa que a mulher brasileira, hoje atuando em todos os segmentos profissionais do país e até no exterior, já mostrou não ser verdadeiro. Como você pode ver no vídeo logo aí abaixo, Fernanda realmente falhou, pois o jogador do Cruzeiro lançado não estava impedido, mas esse tipo de erro, comum no Brasil e em todo o planeta da bola, é próprio de uma atividade em que o árbitro e seus auxiliares precisam decidir, numa fração de segundos, um lance muitas vezes difícil até para os comentaristas de arbitragem que têm ao seu alcance os mais modernos recursos da televisão, inclusive o slow motion. Errou a CBF! Você concorda? Deixe um comentário.





O Globo e Parceiro QBU




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin