14 outubro 2014

Jovem cria blog para compartilhar desafio do câncer de mama

Lívia Fernandes (foto: reprodução)

Lívia Fernandes, uma jovem e bonita farmacêutica de apenas 27 anos, moradora de Ribeirão Preto - SP, resolveu criar um blog para tentar descrever, numa linguagem simples e sobretudo muito bem humorada, a rotina de uma paciente com câncer de mama. A doença foi descoberta por acaso, em junho deste ano, quando ela tomava banho e notou um pequeno nódulo no seio direito. Foram vários exames até o diagnóstico: punção de material, mamografia e ultrassom. Mas a confirmação só veio depois de uma biópsia. "Era dia 7 de junho. Estava em Ribeirão e pedi para minha mãe buscar o resultado com a médica em Franca. Meu telefone tocou. Quando atendi, minha mãe falou: Lívia, abre a porta do seu apartamento que eu estou aqui. Abri. Ela me abraçou, começou a chorar e não falou mais nada. Nesse dia começou minha batalha contra o câncer de mama", conta a agora blogueira, que viu na Internet uma forma de compartilhar os desafios de conviver com a doença e mostrar que apesar das dificuldades é possível encarar o tratamento com coragem e determinação.

O choque em receber a notícia da doença logo aos 27 anos, o que é raro, já que o câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 40 anos, ficou maior ainda na primeira consulta no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto: os médicos recomendaram que ela fizesse uma mastectomia antes mesmo de iniciar o tratamento com a quimioterapia.

- Na minha cabeça era só tirar o "caroço" e pronto. Mas meu tumor já estava com três centímetros. Fazer a mastectomia era uma opção para evitar que o tumor voltasse. Tirei o seio inteiro - relata Lívia.

Depois da mastectomia veio a queda dos cabelos, causada pelos medicamentos utilizados na quimioterapia. Para enfrentar o problema, ela cortou bem curtas as longas madeixas e depois raspou o restante dos fios com a ajuda do namorado, Luiz Fabiano Aguiar, situação que ela tentou encarar da melhor forma possível.

- Acostumar-se com essa nova aparência é um pouco complicado. Mexe com a vaidade. Como eu não tinha como escapar disso, pensei: ou eu levava essa etapa com desespero, agonia e choro, ou compartilhando esse momento com minha família e amigos - afirma.

Aí veio a ideia de criar um blog, que começou pelo Facebook, canal que Lívia decidiu usar no início para compartilhar com os amigos a evolução do tratamento contra o câncer.

- Muitas pessoas souberam do meu diagnóstico e vinham me perguntar o que estava acontecendo, se eu estava doente. Até que eu resolvi escancarar de vez pelo Facebook. Frequento um grupo de jovens em Franca, e eles me entregaram um caderno com mensagens de incentivo. Achei tão bacana que postei uma foto do caderno, dizendo que ele ia seguir comigo durante a cirurgia, a quimioterapia, durante todo o tratamento do câncer de mama - conta Lívia, acrescentando que a partir da postagem da fotografia, as pessoas começaram a mandar mensagens, o que se repetiu a cada texto publicado na rede social, fato que a incentivou a montar um blog sobre o assunto.

- A princípio eu achei bobagem, porque meu intuito era mostrar aos meus amigos como eu estava. Mas depois comecei a pensar. Eu me surpreendi comigo mesma e com a atitude que tive perante o câncer. Acredito que vou me curar, que vou sair dessa e que esse é só mais um de tantos desafios que eu já encarei. Então, por que não compartilhar isso com o maior número possível de pessoas? Decidi colocar a ideia em prática - diz.


Lívia e seu blog (foto: reprodução)

Com o título "É câncer de mama, e agora?", o blog foi lançado no dia 20 de agosto último e já recebeu mais de 15 mil visitas, permitindo que Lívia mantenha contato com internautas de todo o Brasil, mas principalmente com mulheres que já enfrentaram ou enfrentam a mesma batalha que ela.

- Todos os dias recebo mensagens. Converso com mulheres que já tiveram câncer há 10, 15 anos, e que hoje levam uma vida normal. A cada mensagem dessas pessoas que me acompanham, eu recebo um incentivo para continuar a minha luta. Ao mesmo tempo, sinto que também estou dando carinho para as pessoas que vivem a mesma situação - explica a jovem.

O câncer de mama motivou Lívia não só a compartilhar a luta contra a doença, mas a buscar ações no sentido de estimular a prevenção e mostrar que sempre há uma forma de conviver com o problema sem se abater. No dia 26 de outubro, por exemplo, ela fará a "Festa do Lenço", visando arrecadar lenços que serão doados às pacientes em tratamento no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

- Fiz uma festa semelhante para mim quando meu cabelo começou a cair e ganhei 74 lenços. Senti que cada lenço não vinha só como presente, mas carregado de energia, coragem e paciência para me ajudar a superar essa fase. Como eu os recebi com tanto carinho e amor, acho importante passar esse carinho para outras pessoas também - conta a farmacêutica.

Por tudo o que passou até aqui, Lívia diz que as transformações trazidas à sua vida pela doença vão muito além das mudanças no organismo ou estéticas. Ela cresceu a adquiriu mais consciência.

- O câncer foi um divisor para mim. Nasceu uma nova Lívia a partir dessa descoberta. É um pouco impactante encarar todas as mudanças. Mas o meu cabelo vai crescer de novo. Meu seio, apesar da mastectomia, tem a possibilidade de ser reconstituído com silicone. É uma nova realidade a qual a gente pode se readaptar. Acredito que apesar de passar por um tratamento difícil, a cura já existe dentro de mim. Tenho só que exteriorizá-la - concluiu.

Gente como você não nasceu pra perder, menina! Como tantas outras mulheres, você também vai superar a doença e seguir em frente. Parabéns pelo blog, uma forma de levar orientação e incentivo a quem enfrenta o mesmo problema. Coragem e solidariedade, mesmo vivendo o drama que você vive, é coisa de gente do bem, de sangue bom. Que Deus te proteja, Lívia!...






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin