08 março 2009

Dia Internacional da Mulher

Hoje, pela 34ª vez e de forma oficial, o mundo comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Mas a homenagem, na verdade, já tem quase um século de existência e nasceu de um fato trágico, quando 141 (cento e quarenta e um) dos 500 (quinhentos) trabalhadores presentes na Triangle Waist Company, entre os quais mulheres, crianças e adolescentes italianos e judeus europeus, morreram em um incêndio. Ali o mundo começou a enxergar as condições desumanas a que eram submetidos os operários das grandes indústrias, principalmente as mulheres.

O primeiro grande triunfo foi alcançado pela União das Moças Trabalhadoras do Vestuário e pela Liga da União das Trabalhadoras, que entre outros avanços, conseguiram obrigar as empresas a manter abertas as suas portas de emergência, o que antes não acontecia, já que os empresários alegavam que isso facilitava a ocorrência de furto de produtos e mercadorias.

De lá pra cá muita coisa mudou, é verdade, mas é preciso avançar nos direitos da MULHER, e não só da MULHER branca, bonita, bem nascida e culta, mas também das MULHERES negras e indígenas, que hoje nada têm a comemorar! Aliás, nem sabem que a data existe!

A sociedade precisa por fim a conceitos e regras discriminatórias que perseguem e estigmatizam a MULHER desde que o mundo é mundo! É preciso, urgentemente, dar um basta na violência contra contra ela praticada a cada instante em todos os cantos do Planeta, mas principalmente em países mais pobres como os do Continente Africano, onde a MULHER, sem dignidade em razão das agressões e estupros contra ela praticados, apenas luta pra defender a existência miserável!

O blog, como não poderia deixar de ser, rende suas homenagens a todas as MULHERES do Brasil e do Mundo, mas pede atenção especial àquelas menos favorecidas pelas condições geográficas e raciais, nomeadamente as negras e índias!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Nunca é tarde pra se dar apoio a uma coisa justa. O dia internacional da mulher já passou, mas a mensagem do blog fica: precisamos dar "atenção especial" para as mulheres "menos favorecidas pelas condições geográficas e raciais, nomeadamente as negras e índias"...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!