18 março 2009

PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA

O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), também conhecido popularmente como chauá, é considerado ave em risco de extinção. Ele é endêmico, ou seja, próprio de uma região. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que dista do litoral de SÃO PAULO - SP, passa pela costa do PARANÁ - PR e vai até o extremo norte do litoral de SANTA CATARINA - SC.

A SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM - SPVS, que desde 1998 mantém projeto de conservação da espécie no litoral do PARANÁ - PR, vem realizando o monitoramento de ninhos, tendo verificado que 73 (setenta e três) filhotes sobreviveram aos predadores, às chuvas e aos parasitas. Durante o trabalho, realizado em outurbro de 2008 e fevereiro de 2009, nas Ilhas Rasa, Gamelas e Grande, foram monitorados 125 (cento e vinte e cinco) ninhos.

Segundo a instituição, "a maioria dos filhotes que voaram eram de ninhos artificiais, o que demonstra a importância de ninhos artificiais como estratégia de conservação da espécie. Os fatores que levaram a não obtenção do sucesso dos 105 filhotes fazem parte da natureza como doenças, parasitas e predação natural".

Mas a bióloga ELENISE SIPINSKI, coordenadora do projeto, ressalta: "Entretanto, um dos ninhos naturais não seguiu esta regra, pois foi destruído e os filhotes foram roubados para provavelmente serem vendidos no comércio ilegal de animais silvestres! É importante salientar que o roubo de ninhos diminuiu consideravelmente após as ações do projeto no litoral do Paraná, mas infelizmente ainda acontece. A retirada de animais na natureza é uma das principais causas que levam a extinção de espécies".

Como se pode ver, apesar dos esforços de uns poucos, o homem, com sua ambição desmedida, continua a devastar, sem pesar as consequências! Por isso, mais do que nunca, é preciso fiscalizar mais! Os órgãos oficiais encarregados dessa missão precisam ser melhor aparelhados, mas a sociedade, como em tudo, aliás, precisa contribuir, precisa ajudar, precisa participar, não adquirindo animais silvestres e denunciando os criminosos que covardemente os arrancam de seu habitat à Polícia. A cadeia é o lugar deles!!!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Realmente é uma terrível maldade o que esse tipo de gente faz com os animais silvestres, mas parte da culpa é nossa. Além de participar do comércio ilegal, comprando os bichinhos, a sociedade se omite quando sabe onde está o comércio ilegal.

    Mas também é verdade: a fiscalização é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Além da maldade, tem o risco da extinção das espécies, o que eu acho, deve desequilibrar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com as opiniões dadas até aqui, mas principalmente com o que diz o Carlos Roberto no texto: o lugar dessa gente é na cadeia, na tranca!

    ResponderExcluir
  4. Mas eu não livro a cara do povo dessa não. Pensem bem, para chegar a se montar um tráfico internacional de animais silvestres é preciso bastante conhecimento, desde outras línguas até o conhecimento de pessoas influêntes que possam "dar uma aliviadinha". Embora ocorra com frequencia, não é isso que está fazendo a diferença.
    O que realmente vem fazendo o estrago é o comércio local, permanente, tradicional até. Há quem tire os bichos de seus habitats porque há quem os compre.
    E agora não dá mais para alegar ignorância não. Pelo tempo que isso vem sendo falado, já dava para alguém ter aprendido. Então, se fazem, o fazem com pleno conhecimento de causa. É dolo mesmo! Pra mim, seria cadeia, sem direito a fiança e sursis (Carlos, não sei como se escreve isso, depois você corrige, tá? rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Ana! Aliás, deixei isso bem claro no texto: a sociedade tem que fazer a sua parte, e aquele que compra, como você diz, depois de tantos esclarecimentos por toda a mídia, age com dolo, sim, e deveria ser punido com rigor. Cadeia mesmo, sem direito a fiança ou sursis (você se expressou como uma perfeita advogada). Corretíssimo!!!

    ResponderExcluir
  6. concordo que que quem trafica animais silvestres tem que ir pra cadeia ,mais tambem acho que os criadores poderiam fazer um preço mais acessivel para que as pessoas comprem com eles e nao com os traficantes de animais.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!