23 abril 2009

ORQUÍDEAS - VANILLA SP



As flores e as plantas são parte da Natureza, que é parte do Meio Ambiente. Conheça mais a Natureza e preserve o Meio Ambiente. A matéria dessa postagem é de propriedade do portal JARDINEIRO.NET e a foto que a ilustra é de LIAN CHANG.

Nome Científico: Vanilla sp
Nome Popular: Baunilha, vanila
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Américas
Ciclo de Vida: Perene

Baunilha é o nome popular dado às orquídeas do gênero Vanilla. Elas são plantas herbáceas, terrestres e trepadeiras, conhecidas mundialmente pelo aroma de seus frutos. Em geral, estas orquídeas apresentam caule verde, cilíndrico, de crescimento monopodial, podendo alcançar 20 a 30 metros de comprimento, dependendo do suporte em que estão apoiadas. Além das raízes terrestres, elas também emitem raízes adventícias ao longo do caule, que aderem no suporte e são responsáveis pela sua fixação. Suas folhas são alternadas, ovais a lanceoladas, coriáceas, verde-escuras, reduzidas em algumas espécies.

As flores não são o principal atrativo deste gênero, ao contrário de outras orquídeas. Ela são bonitas e grandes, solitárias ou em rácemos, mas pouco duráveis, apresentam coloração amarela ou esverdeada, com o labelo de tonalidade amarela mais forte. Quando polinizadas, originam frutos alongados e cilíndricos, que demoram alguns meses para amadurecer. Em cultivo comerciais, o processamento das favas de baunilha é bastante complicado e cheio de segredos.

As favas devem ser colhidas no ponto certo de maturação, para somente então iniciar o delicado e longo processo de secagem e cura ao sol ou em estufas. As vagens somente estarão prontas quando ficarem bem escuras e macias, com o aroma bastante acentuado. As favas de baunilha são largamente utilizadas na culinária, aromatizando sobremesas como cremes, sorvetes, bolos e tortas. Seu aroma também é aproveitado na confecção de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. É consagrado por possuir propriedades afrodisíacas.

As baunilhas devem ser cultivadas à meia-sombra, sendo adequado fitragem de 50% da luz do sol por sombrite. Também desenvolvem-se muito bem sob a copa de árvores não muito densas, como as frutíferas em geral. O plantio deve ser realizado com estacas longas, de pelo menos 80 cm, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Elas devem ser amarradas a tutores, como ripas de madeira de 1,5 metros ou tronco de árvores, pelo menos até a sua fixação através das raízes adventícias.

Adubações regulares com matéria orgânica, irrigação periódica e polinização manual são os principais tratos culturais da baunilheira estabelecida. As espécies comerciais mais importantes são a V. planifolia, sendo esta a principal fonte natural de baunilha, a V. pompona, a V. trigonocarpa e a V. tahitensis.


MEDICINAL
  • Indicações: Afecções uterinas e nervosas, diarréias, espasmos, esterilidade, fraqueza, flatulência, impotência, reumatismo, depressão.
  • Propriedades: Afrodisíaca, antiespasmódica, emenagoga, anti-séptica, colerética, estimulante.
  • Partes usadas: Frutos secos e curados.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

  1. Achei muito interessante esse texto, que além de educativo é muito útil. Eu não sabia, por exemplo, que a baunilha é um tipo de orquídea e muito menos das suas aplicações medicinais. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que era uma orquídea mas nunca ouvi falar que podia ser utilizada como remédio. Concordo com o comentário anterior, e acho até que esse tipo de postagem deve continuar.

    ResponderExcluir
  3. O objetivo do tópico foi exatamente esse, minha gente! Plantas e flores são assunto ambiental, uma das questões que o blog se dispôs a discutir.

    Além disso, me juntando à nossa amiga Silvia, eu também não sabia que essa orquídea tem aplicações medicinais, e muito menos que ela é a mesma baunilha cujas favas "são largamente utilizadas na culinária, aromatizando sobremesas como cremes, sorvetes, bolos e tortas".

    Acho muito interessante esse tipo de informação, porque conhecimento nunca é demais!

    ResponderExcluir
  4. To achando esse blog um barato! Obrigada Carlos pela postagem, e pela criatividade na hora de escolher as matérias. O Dando Pitaco não é um blog monótono e acabou se transformando num para tudo. Aqui a gente expressa a nossa indignação, lança campanhas, informa, homenageia e ainda dedica alguns momentos à beleza deste mundo.
    Valeu Carlos!

    ResponderExcluir
  5. Vivendo e aprendendo, eu também não sabia que essa orquídea tem aplicações medicinais, isso tudo é interessante. Parabéns carlos o blog esta bombando.

    ResponderExcluir
  6. meu nome é valeria moro em itaipuaçu em maricá aqui temos na mata muitas vanilas pena que as pessoas nÂo se daô conta da marravilha que é esta orquidea o desmatamento aqui é gigantesco.

    23 de julho 2009 rj

    gostaria de saber como cuidar melhor dessa marravilha?

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou com uma mudinha vanilla... Não querendo ser otimista demais,sei que demora, mas gostaria de saber como polinizá-la manualmente, pois sou totalmente leiga no assunto.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Como a natureza é maravilhosa! Adorei a indicação! Eu não conheci a origem da Vanilla.

    ResponderExcluir
  9. Só a Natureza é capaz disso, Sissym!

    um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!