06 agosto 2009

O POVO KAMAIURÁ E O AQUECIMENTO GLOBAL

Durante séculos o povo Kamaiurá encontrou nos peixes de lagos e rios da selva AMAZÔNICA o seu sustento, a sua mais importante fonte de proteínas, situação que vem sendo modificada nos últimos anos, tudo por causa da devastação da floresta e das mudanças climáticas globais, que estão deixando a região da AMAZÔNIA mais seca e muito mais quente, dizimando populações de peixes e pondo em risco a própria existência dos indígenas. É o que afirmam alguns cientistas de renome.


Peixes são a maior fonte de proteína dos índios Kamaiurás no Parque do Xingu.
(Foto: Damon Winter/The New York Times)


Os jovens da tribo, nus e pintados, preparados para participar dos jogos de guerra ritualizados de um festival, finalizam seu assustador canto com um som de sopro, numa tentativa simbólica de eliminar o odor de peixe, para que não sejam detectados pelos inimigos, o que na verdade já não é o principal problema dos guerreiros.

Como em diversas pequenas culturas indígenas do mundo inteiro, sem recursos ou capacidade para se mover, eles estão lutando para se adaptar às mudanças. "Nós, os macacos velhos, aguentamos a fome, mas os pequenos sofrem – estão sempre pedindo mais peixe", disse KOTOK, o chefe da tribo, parado em frente a uma cabana contendo as flautas sagradas da tribo.

KOTOK, que como todo Kamaiurá, tem um único nome, contou que os homens agora pescam noites inteiras sem uma mordida em suas iscas, em riachos onde os peixes costumavam ser abundantes. Todos nadam com segurança em lagos que, antes, transbordavam de piranhas.

Responsável por 03 (três) três esposas, 24 (vinte e quatro) filhos e centenas de outros membros da tribo, ele disse que sua existência vem se tornando um pesadelo. "Estou estressado e inquieto – tudo mudou tão depressa. A vida se tornou muito dura", disse o líder índígena através de um intérprete. "Como chefe, tenho de ter visão e olhar a estrada mais adiante, mas não sei o que acontecerá com meus filhos e netos".

E ainda tem gente, como IAN PLIMER, professor de geologia da mineração na UNIVERSIDADE DE ADELAIDE - AUSTRÁLIA, que diz que o aquecimento global é a nova religião das "elites urbanas" dos países ricos, que é algo natural, com muitos precedentes na história do planeta. Segundo ele, o caráter dinâmico do clima da TERRA sempre foi de conhecimento dos geólogos, e as mudanças que ocorrem são cíclicas e aleatórias, e não são causadas ou afetadas de forma significativa pelo comportamento do homem.

Quem somos nós para discutir a opinião de tão renomado cientista, mas gostaríamos de obter dele a resposta de uma pergunta que interessa muito aos Kamaiurás: se tudo é tão "cíclico", onde estão os peixes dos lagos e rios da floresta AMAZÔNICA?


Veja mais detalhes clicando aqui.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin