08 agosto 2009

SERÁ?

Segundo uma reportagem da revista ÉPOCA, quem faz sexo sem camisinha geralmente tem uma saúde mental melhor do que os que usam o contraceptivo.

A afirmação, que ainda vai gerar muita polêmica, faz parte de um estudo liderado por STUART BRODY, professor da Univercidade do Oeste da Escócia.


Ele estudou o comportamento sexual de 210 (duzentos e dez) portugueses, 99 (noventa e nove) mulheres e 111 (cento e onze) homens e concluiu que o uso de camisinha estava associado a problemas na hora de lidar com o estresse.

BRODY afirma que os que fizeram sexo sem o preservativo eram capazes de lidar melhor com as situações estressantes, tomando atitudes mais maduras, o que lhes garantia uma melhor saúde mental. "Quanto maior a frequência do uso de camisinha, independente da idade e da natureza do relacionamento, maior o uso de mecanismos imaturos de combate ao estresse", disse o pesquisador.


Ele criticou as campanhas de saúde que pregam o sexo seguro como forma de prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, por exemplo, o que gerou críticas de pessoas ligadas à saúde pública.

O argumento de BRODY baseia-se na teoria evolucionista: como o objetivo principal de qualquer indivíduo é perpetuar a espécie, transar sem camisinha seria uma vantagem, já que aumenta as chances de reprodução. "A evolução não é politicamente correta", disse BRODY. "Entre uma ampla variedade de práticas sexuais, apenas uma delas (a penetração vaginal) está consistentemente associada a uma melhor condição física e mental e é exatamente aquela que será favorecida pelo processo evolutivo". Ele sustenta, como explicação para o resultado de sua pesquisa, que a troca de fluídos, o que não acontece quando a camisinha é utilizada, pode ter efeitos no combate à depressão e benefícios para o sistema imunológico.

Seu artigo será publicado na revista especializada Archives of Sexual Behaviour.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Olha, eu até acredito que essa pesquisa tem fundamento e que os resultados são legítimos. Mas a questão é que, no mundo de hoje, a gente não faz o que quer e sim o que pode.

    A natureza é perfeita nos seus mínimos detalhes. Se o sexo sem camisinha desencadeia uma série de químicas benéficas ao ser humano e um estado geral melhor significa que a atividade sexual equilibrada é parte desse sistema de perfeição.

    Hoje é sabido que muitas doenças advêm de mal uso do corpo físico. Quem fuma sabe que corre o risco de desenvolver câncer de pulmão, de boca, de garganta entre outras doenças.

    O HIV foi um vírus encontrado inicialmente no macaco. Daí a se espalhar mundialmente, vitimando milhões de pessoas por ano vai uma distância muito grande!

    Não pretendo ser moralista mas é visível a promiscuidade em que vivemos e esse troca-troca hoje é incentivado inclusive pela mídia. Tudo é desculpável e tudo é válido.

    Então, pesquisas de vida melhor à parte, a gente dança conforme a música. E já que o rítimo vai mudando a gente tem mais é que mudar o passo para não cair no meio do salão.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!