16 outubro 2009

TIVE VONTADE DE CHORAR!...

Segundo o portal WIKIPÉDIA, "a castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil é a semente da castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa) uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa emergente da Floresta Amazônica. É um fruto com alto teor calórico e protéico, além disso contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos o recomendam para a prevenção do câncer (cancro).

É única espécie do gênero Bertholletia. Nativa das Guianas, Venezuela, Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia), leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia Bolívia, ela ocorre em árvores espalhadas pelas grandes florestas às margens do Rio Amazonas, Rio Negro,Rio Orinoco, Rio Araguaia e Rio Tocantins. O gênero foi batizado em homenagem ao químico francês Claude Louis Berthollet.

Atualmente é abundante apenas no norte da Bolívia e no Suriname. Incluída na Lista Vermelha da IUCN como vulnerável, o desmatamento é a ameaça a sua populações. Nas margens do Tocantins foi derrubada para a construção de estradas e de uma barragem, no sul do Pará por assentamentos de sem-terra, no Acre e no Pará a criação de gado provoca sua morte, e a caça das cotias que são os dispersores de suas sementes ameaça a formação de novos indivíduos".



Um exemplar típico dessa maravilha da natureza, com 40 metros de altura e cerca de 250 anos de idade, de corte proibido porque em perigo de extinção, está estampado na foto acima. Ela foi derrubada no município de Novo Mundo - MT. Por que? Ignorância, falta de educação ambiental, desrespeito pela natureza, ganância, omissão das autoridades ambientais, falta de iniciativa política, etc, etc, etc,...

Triste, não? Eu tive vontade de chorar!...


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Uma castanheira que leva 250 anos para se desenvolver derrubada em alguns minutos. Uma violência, uma brutalidade que só o ser humano pratica.

    E o pior é a impunidade, marca registrada do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Barbaridade!!!Lendo essa postagem,não tive só a vontade,eu chorei mesmo!!!
    Pkp é f...desculpe,mas não consigo dizer outra coisa pra demonstrar minha indignação.
    Beijão,Carlos

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!