02 fevereiro 2010

PELO MENOS ISSO!

Manato (PDT-ES), à esquerda (no alto); Jofran Frejat (PR-DF), à direita (no alto); Emanuel Fernandes (PSDB-SP), à esquerda (embaixo) e Leonardo Vilela (PSDB-GO). à direita (embaixo)


O deputado que não participa de todas as votações de cada sessão deliberativa da Câmafra sofre um desconto proporcional na sua remuneração mensal, fixada atualmente em míseros R$ 16,5 mil.

Em 2009, mais da metade dos 553 (quinhentos e cinquenta e três) deputados com mandato, 270 (duzentos e setenta), para ser mais preciso, sequer se preocuparam com esses eventuais rombos no orçamento particular, já que não apresentaram as justificativas necessárias ao abono de suas faltas.

A soma de todas as ausências não justificadas desse grupo chegou a 1.066, (mil e sessenta e seis) em um universo de 29.136 sessões realizadas, e das quais eles deveriam ter participado.

WLADIMIR COSTA (PMDB-PA) é o campeão das faltas sem explicação, com 31 registros. Ele justificou apenas duas vezes seu não comparecimento, e registrou presença em 82 das 115 sessões que estavam entre seus compromissos legislativos.

Em seguida, entre os que mais deixaram de justificar suas faltas, aparecem ODÍLIO BALBINOTTI (PMDB-PR) e SUELY SILVA (PR-RJ), ambos com 19 ausências sem comunicação; REBECCA GARCIA (PP-AM), com 17; NELSON GOETTEN (PR-SC) e CLÓVIS FECURY (DEM-MA), ambos com 16; e DALVA FIGUEIREDO (PT-AP), com 15.

Mas 4 (quatro) deputados, MANATO (PDT-ES), JOFRAN FREJAT (PR-DF), EMANUEL FERNANDES (PSDB-SP) e LEONARDO VILELA (PSDB-GO), compareceram a todas as sessões plenárias realizadas.

Não sei o que eles fizeram de útil, mas só o fato de estarem presentes a todas as sessões da Câmara já me causa profunda e inenarrável emoção. Parabéns, senhores deputados, ao menos pela assiduidade que justificou os salários recebidos ao final de cada mês do ano de 2009!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Bem colocado, Carlos. Então deixe-me dar os parabéns também a todos os trabalhadores deste país que raramente faltam a seus trabalhos, mesmo ganhando muito, mas muito menos do que os senhores deputados.


    Carlos Roberto, é muito bom ver você de volta à ativa, com tanto gás!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!