20 fevereiro 2010

JARDIM BOTÂNICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Entrada principal


Sem nenhuma dúvida, o JARDIM BOTÂNICO é um dos mais lindos cartões de visitas da CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

Fundado por D. JOÃO VI João VI em 1808, o parque tem hoje 2002 anos, e é utilizado como local de programas de pós-graduação e pesquisas científicas em botânica e meio ambiente.


Chafariz


Conhecido internacionalmente por sua beleza, riqueza e diversidade, o JARDIM BOTÂNICO encanta seus milhares de visitantes pela importância histórica, cultural, científica e paisagística, tendo sido tombado pelo INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN. Além disso, a UNESCO definiu sua área como área de Reserva da Biosfera.

Andar pelas alamedas é deixar para trás o calor e o caos da cidade. Debaixo da sombra das árvores centenárias, busca-se inspiração e energia. Foi lá que o maestro Tom Jobim compôs belas canções, regendo a sinfonia dos pássaros.


Vitória-régia


O novo corredor cultural da cidade abriu as portas para a população com uma programação totalmente voltada para a Educação Ambiental e Conscientização Ecológica.



Desde o dia 02 de janeiro e até 20 de março, inclusive, sua bilheteria ficará aberta até as 18:00 horas, o que permitirá que seus visitantes aproveitem melhor seus passeios na estação mais luminosa do ano. Com o fim do verão em 20 de março, um sábado, o acesso às suas dependências será novamente encerrado às 17:00 horas.


Alamedas

Entre as diversas atividades oferecidas, o PROGRAMA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO convida os visitantes a conhecerem a trajetória da instituição em seus mais de 200 anos de história.

“UMA VIAGEM NO TEMPO - OS CAMINHOS DO JARDIM", programa oferecido gratuitamente no Laboratório Didático, apresenta a história do JARDIM BOTÂNICO dividida em três períodos, de sua fundação aos dias de hoje, destacando personagens, fatos relevantes e curiosidades vividas na instituição, onde a educação, a pesquisa botânica e a preocupação com a conservação ambiental são percebidas em diferentes momentos e iniciativas.

Orquídea

O conteúdo está organizado em três ambientes, com recursos como mapas, painéis, fotografias e instalações inspiradas em elementos vegetais, como folhas, flores e frutos. Tudo usado para mostrar, de maneira lúdica, a diversidade de aspectos técnico-científicos, sociais, culturais e educativos do Jardim.

A partir da interação com os conteúdos presentes nos três ambientes, o visitante é estimulado a fazer a associação das informações dos painéis com imagens dispostas na estante, por período de tempo abordado, e assim pode compor os mapas históricos do JARDIM BOTÂNICO, dispostos numa das salas. O encerramento desse desafio é feito com a troca e reflexão sobre o papel dos personagens dessa história construída a cada dia por todos que visitam e trabalham no local.

O Laboratório Didático, onde funciona o Núcleo de Educação Ambiental, fica aberto de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, exceto nos feriados e às terças-feiras pela manhã e quintas-feiras à tarde, quando é feita a manutenção. Está localizado no térreo da “CASA DE PACHECO LEÃO” , cujo nome homenageia o médico e professor ANTÔNIO PACHECO LEÃO, que nela residiu e foi diretor do JARDIM BOTÂNICO no período entre 1915 e 1930. O acesso se dá pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Durante o período letivo, a atividade é oferecida às escolas, com agendamento prévio.

Como chegar ao Jardim Botânico

Para mais informações, contactar o NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NEA pelos telefones: 2274-7374 e 2274-7332 ou pelo e-mail: nea@jbrj.gov.br

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Muito legal por parte do blog prestar esse tipo de informação. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro deveria ser visitado sempre. É um belo passeio.

    ResponderExcluir
  2. Estou a apenas 3 meses no Rio e visitei o jardim Botânico e fiquei simplesmente maravilhada com a beleza do lugar.Um lugar excelente para uma reflexão, leitura, encontro consigo mesmo e com Deus.
    Adorei.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!