16 março 2010

PARABÉNS, MINAS GERAIS!

O vídeo que você pode ver logo abaixo, muito vem ilustrado pela fala de Zezé di Camargo, me foi enviado pela amiga AnaKris. Ele é parte de uma campanha de respeito ao idoso promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais - MG.






A campanha devia ser nacional, você não acha?

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. A matéria abaixo foi publicada no O GLOBO de 14 de junho de 2009, e está no site no MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.

    "Desrespeito aos idosos na mira do MP

    A Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência estuda promover ação criminal contra os representantes de pelo menos três empresas de ônibus por proibirem a entrada de idosos em coletivos. Nos últimos 45 dias, a Ouvidoria do Ministério Público (MP) recebeu cerca de 25 queixas de idosos proibidos de circular em ônibus por não terem apresentado o Riocard, apesar de a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso garantirem a gratuidade aos maiores de 65 anos com a simples apresentação da carteira de identidade.

    De acordo com o promotor de justiça Dennis Aceti, representantes da Viação Brasília, a líder em queixas, foram convocados e intimados a respeitar a legislação.

    Após a reunião, novas denúncias foram feitas contra a empresa. Outras companhias citadas foram a Pendotiba e a Rio Ita. Segundo Aceti, uma ação civil pública de 2002 obriga as empresas a aceitarem apenas a identidade para o transporte gratuito dos idosos. As empresas afirmam agir com base na lei estadual 4.291\/08, que exige a apresentação do Riocard.

    - Estou garimpando junto às delegacias os registros desses casos. A atitude das empresas descumpre a Constituição e o Estatuto do Idoso. Caso elas não se adéquem, podem responder pelo artigo 96 do estatuto, por descriminação ao impedir o acesso dos idosos, e pelo artigo 101, por deixar de cumprir decisão judicial em relação ao idoso - afirma o promotor.

    Aceti recomenda aos idosos alvo de constrangimento que busquem reparação junto ao poder judiciário. É preciso fazer o registro na delegacia, na companhia de testemunhas, e encaminhar cópia à Promotoria.

    Uma das vítimas de constrangimento foi a aposentada Ercília Cunha, de 68 anos, quando pegou o ônibus número 516 da empresa Rio Ita, em direção à casa da irmã, em Icaraí: - Foi uma vergonha. O motorista ainda perguntou se eu queria passar debaixo da roleta.

    Ele disse que era ordem do dono da empresa. Se eu entrasse no ônibus, o motorista seria obrigado a pagar minha passagem do próprio bolso.

    As empresas de ônibus foram procuradas, mas não responderam sobre o caso".

    As empresas não responderam, não respondem, e ao que tudo indica, o promotor ainda está "garimpando junto às delegacias os registros desses casos", porque o Rio de Janeiro continua sendo um dos Estados campeões em matéria de desrespeito ao idoso.

    A impunidade é geral! A omissão das autoridades, idem!

    Aliás, não se pode esperar muita coisa de um país que precisa editar leis de respeito ao idoso!

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Está faltando ação das autoridades e muita educação do povo.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!