12 junho 2012

O "Dia dos Namorados" e os vídeos dos beijos mais famosos do cinema

O "Dia dos Namorados" ou "Dia de São Valentim" foi a data escolhida para a celebração da união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes.

No Brasil, o evento é comemorado no dia 12 de junho. A história do "Dia de São Valentim" remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

Segundo a história, o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que proibiu o casamento durante as guerras, por acreditar que os solteiros seriam melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador.


A prática foi descoberta e Valentim preso e condenado à morte. Enquanto aguardava sua execução, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e lhe devolveu a visão, o que foi recebido por todos como um milagre. Antes de morrer, Valentim escreveu uma mensagem de adeus à jovem, assinando “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera das lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão assegura que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o "Dia de São Valentim" como o "Dia dos Namorados". A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o "The Valentine's Day". Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados daquela época usavam a ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

Hoje, o dia é associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. No Brasil, milhares de mensagens românticas, em cartões e e-mails são enviados a cada ano. Também há quem diga que, pelo menos no Brasil, as mulheres valorizem mais a data, já que seriam responsáveis pela compra de aproximadamente 85% de todos os presentes comercializados na ocasião.

E por falar em namorados, eu trouxe alguns vídeos com alguns dos beijos mais famosos do cinema, na minha opinião, é claro! Assista a todos e os recomende ao(à) seu(sua) namorado(a). Você não vai se arrepender!


Casablanca

Além do filme ser um dos maiores clássicos, o romance entre os personagens de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman é um dos mais famosos que já apareceram nas telonas. Ilsa Lund (Ingrid) já está casada, mas quando reencontra Rick Blaine (Bogart) no Marrocos percebe que uma velha paixão continua bastante viva.




A um passo da eternidade

Burt Lancaster e Deborah Kerr protagonizam uma cena de paixão na praia que ficou famosa graças a dois beijos: o primeiro, em que as ondas do mar passam sobre os dois, e o segundo, que acontece na areia. Na época, a cena causou polêmica por ter sido considerada muito sexual.




A dama e o vagabundo

Quem nunca se encantou com a cena romântica dessa animação da Disney, em que Vagabundo leva a Dama para um romântico jantar no beco atrás de um restaurante italiano? O beijo é fofo e a preparação do jantar é divertida.




Star wars - o império contra-ataca

Este é, provavelmente, o beijo mais famoso em um filme de ficção científica. A princesa Leia, vendo seu que seu amado Han Solo está prestes a ser congelado, dá um beijo nele e diz “Eu te amo”. “Eu sei”, é a resposta do personagem de Harrison Ford.



Ghost

É o amor de Sam Wheat (Patrick Swayze) por Molly Jensen (Demi Moore) que o mantém no mundo dos vivos por tempo suficiente para que ele possa dar um beijo de despedida em sua amada. Na emocionante cena final, os dois se beijam ao som de “Unchained melody”.




Titanic

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet protagonizaram um dos beijos mais famosos da história do cinema – talvez o mais famoso de todos. Na ponta do navio, os dois se beijam ao som de “My heart will go on”, a canção que serviu de trilha sonora para milhares de romances desde então.




O homem aranha

Além de ser uma boa adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema, o filme que colocou Tobey Maguire no papel de "Homem-Aranha" apresentou ao público ávido por boas doses de ação uma cena de romance inusitada, mas inesquecível: o beijo que o Aranha dá em Mary Jane, enquanto está pendurado de cabeça para baixo.




Blade runner - o caçador de androides

Blade Runner é um dos clássicos da ficção científica. Dirigido por Ridley Scott, o filme conta a história, na Los Angeles de 2019, dos robôs orgânicos chamados de replicantes - visualmente indistinguíveis dos humanos - fabricados pela poderosa Corporação Tyrell. Harrison Ford (Dick Deckard), um policial, e Sean Young (Rachael), uma das replicantes, acabam se apaixonando. A trilha musical, linda, diga-se de passagem, ficou o cargo do Vangelis.




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin