04 fevereiro 2013

Desmantelada quadrilha internacional de corrupção no futebol

Joseph Blatter, presidente da FIFA

Investigações realizadas pela Europol (organização da Polícia Europeia) em 30 países resultaram no desmantelamento de uma quadrilha internacional de corrupção no futebol e na prisão de 50 pessoas, por enquanto. Segundo Rob Wainwright, diretor daquela instituição, 425 pessoas, entre jogadores, árbitros e dirigentes estão envolvidos no esquema. Ainda de acordo com Wainwright, houve prática ilegal em pelo menos 380 jogos profissionais na Europa, e outros 300 na Ásia, América do Sul e América Central. Entre as partidas suspeitas, estão dois jogos da Liga dos Campeões (um disputado na Inglaterra), confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Eurocopa e "muitos grandes jogos das ligas europeias". A Europol ainda não divulgou os nomes de envolvidos e nem as partidas que teriam sido manipuladas, uma vez que o processo judicial está em curso.

- É um grande problema para a integridade do futebol europeu - disse Rob Wainwright, em entrevista coletiva reproduzida pela emissora inglesa BBC.

A combinação de resultados, segundo a Europol, gerou lucros de pelo menos 6,9 milhões de libras (aproximadamente R$ 21,6 milhões) só em apostas na Alemanha, acarretando pagamentos ilícitos de cerca de 1,73 milhões de libras (aproximadamente R$ 5,4 milhões) em favor dos integrantes da rede de corrupção.

Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grã-Bretanha, Hungria, Holanda e Turquia são os países envolvidos na trama, ao menos até este momento das investigações, que já duram 18 meses. Além das 50 pessoas que já estão presas, a Europol expediu outros 28 mandados internacionais de prisão.

Isso só faz demonstrar a competência dos também corruptos dirigentes do futebol brasileiro e a incapacidade investigativa das nossas autoridades, ou as duas coisas. As armações rolam soltas há anos por aqui e nada acontece. Que o digam a CBF e o Ricardo Teixeira, obrigado a renunciar exatamente em razão das denúncias de corrupção.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin