Joseph Blatter, presidente da FIFA |
Investigações realizadas pela Europol (organização da Polícia Europeia) em 30 países resultaram no desmantelamento de uma quadrilha internacional de corrupção no futebol e na prisão de 50 pessoas, por enquanto. Segundo Rob Wainwright, diretor daquela instituição, 425 pessoas, entre jogadores, árbitros e dirigentes estão envolvidos no esquema. Ainda de acordo com Wainwright, houve prática ilegal em pelo menos 380 jogos profissionais na Europa, e outros 300 na Ásia, América do Sul e América Central. Entre as partidas suspeitas, estão dois jogos da Liga dos Campeões (um disputado na Inglaterra), confrontos das eliminatórias da Copa do Mundo, das eliminatórias da Eurocopa e "muitos grandes jogos das ligas europeias". A Europol ainda não divulgou os nomes de envolvidos e nem as partidas que teriam sido manipuladas, uma vez que o processo judicial está em curso.
- É um grande problema para a integridade do futebol europeu - disse Rob Wainwright, em entrevista coletiva reproduzida pela emissora inglesa BBC.
A combinação de resultados, segundo a Europol, gerou lucros de pelo menos 6,9 milhões de libras (aproximadamente R$ 21,6 milhões) só em apostas na Alemanha, acarretando pagamentos ilícitos de cerca de 1,73 milhões de libras (aproximadamente R$ 5,4 milhões) em favor dos integrantes da rede de corrupção.
Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grã-Bretanha, Hungria, Holanda e Turquia são os países envolvidos na trama, ao menos até este momento das investigações, que já duram 18 meses. Além das 50 pessoas que já estão presas, a Europol expediu outros 28 mandados internacionais de prisão.
Isso só faz demonstrar a competência dos também corruptos dirigentes do futebol brasileiro e a incapacidade investigativa das nossas autoridades, ou as duas coisas. As armações rolam soltas há anos por aqui e nada acontece. Que o digam a CBF e o Ricardo Teixeira, obrigado a renunciar exatamente em razão das denúncias de corrupção.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |