12 setembro 2011

O poder da vírgula

A vírgula, sinal utilizado na escrita para indicar uma pequena pausa nos termos de uma oração, infelizmente tão desprezado por nós, foi tema da campanha do centenário da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, em 2008, quando a data foi festejada. Naquela ocasião, a Casa do Jornalista desenvolveu uma campanha educativa muito inteligente e divertida, focando os riscos do mau emprego da vírgula, que eu confesso, não cheguei a ver.

Hoje, por e-mail, recebi um texto sobre o assunto. Quem o enviou foi a amiga Vera Alvarenga, que assina o Mulher na Idade Madura, um blog cuja leitura eu recomendo aqui no Dando Pitacos.

A campanha, repito, é de 2008, mas acho que não é demais reprisá-la aqui, dada a relevância do tema. Afinal, um pouco mais de gramática não faz mal a ninguém, não é verdade. Ao invés do texto que me foi enviado, estou ilustrando a postagem com um vídeo divulgado no YouTube à época e um anúncio alltype que circulou pela internet.





A vírgula também pode definir um caso de amor:

NÃO, VÁ EMBORA!
NÃO VÁ EMBORA!

E para finalizar: onde você colocaria a vírgula?

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA

As mulheres, com certeza, vão colocar a vírgula depois de "MULHER", e os homens, lógico, depois de "TEM"...



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin