13 setembro 2011

Ministério Público quer proibir anúncio de Dustin Hoffman

O Brasil atravessa uma das fases mais vergonhosas de sua história em termos de corrupção, principalmente a política. A violência se espalha por todos os cantos do país, atingindo até mesmo integrantes do alto escalão do Judiciário, como foi o caso da juíza Patrícia Acioli, morta com 21 tiros, no dia 12 de agosto, quando chegava à casa, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói - RJ. O Enem mostra que a educação se arrasta em meio a índices mais lentos que o necessário. A população sofre, é constrangida e humilhada na porta de todos os hospitais da rede pública do país. As estradas brasileiras, sem recursos em razão da lama em que mergulhou o Denit, sequer conseguem escoar nossos produtos. O Rio de Janeiro, principalmente em razão da omissão e negligência de suas autoridades de saúde, está sujeito à maior epidemia de dengue da sua história. O desmatamento avança a cada dia, pondo em sério risco todas as florestas do país, com destaque especial para a região da Amazônia. Enquanto isso, por incrível que pareça, o Ministério Público do Estado do Paraná - PR preocupa-se em impedir a veiculação de uma mensagem publicitária.

O alvo é o anúncio de rádio gravado com o ator americano Dustin Hoffman, no Paraná - PR. Para o Ministério Público paranaense (MP-PR), que já abriu inquérito civil, a frase “você tem apenas uma chance de escapar da polícia” incita uma "prática perigosa". Na peça de anúncio de um automóvel, antes da participação de Hoffman, um narrador diz “um grande sucesso de Hollywood”.

Na semana passada, ofícios foram enviados ao fabricante do veículo, para recomendar a retirada do anúncio, e ao Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - Conar, para pedir uma avaliação.

No entendimento de Cristina Corso Ruaro, a Promotora de Justiça envolvida no caso, “o anúncio é abusivo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, porque induz a um comportamento perigoso (fugir da polícia)”. Perguntada se a questão não é de pura fantasia, como costumeiramente se vê no cinema, ela diz que “uma mentira dita mil vezes é uma verdade”. Talvez seja por isso que o Ministério Público não consegue enfiar na cadeia a politicada corrupta brasileira: mesmo filmados e fotografados com a boca na botija, todos eles negam, se necessário por mil vezes, a prática dos delitos cometidos. Daí, a mentira vira verdade, e eles vão em frente, faceiros, gastar a nosso dinheiro!


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin