14 setembro 2011

Casal bêbado trafega de moto por rodovia de Minas Gerais

Não é a primeira vez que abordo aqui no Dando Pitacos a questão do trânsito no Brasil, principalmente no que se refere à fiscalização nas estradas, que é insuficiente. Num post datado de 27 de junho de 2009, por exemplo, afirmei que "após um ano de Lei Seca, o índice de mortes no trânsito caiu, embora timidamente, mas o número de acidentes e feridos aumentou. Especialistas afirmam que a lei, aliada à fiscalização nas estradas, não é suficiente para conscientizar motoristas imprudentes e evitar colisões. Apesar de ser encarada como a principal ferramenta para a redução dos acidentes de trânsito, o governo federal também dispõe de outros instrumentos como as ações de “fomento a projetos destinados à redução de acidentes de trânsito” e “fomento a pesquisa e desenvolvimento na área de trânsito”.


Em outro texto sobre o assunto, postado em 23 de junho último, escrevi que "o trânsito nas estradas brasileiras mata, em média, duzentas pessoas por dia, seis mil por mês e setenta e duas mil por ano, o que significa que aqui morre mais gente do que nos atuais conflitos armados espalhados pelo mundo. Além das mortes, o caos do trânsito traz sérios prejuízos à saúde das vítimas e à própria economia do País. Em são Paulo - SP, por exemplo, onde há um veículo para cada dois habitantes, chega-se a perder cinco horas e meia por dia na ida e volta ao trabalho, o que também acontece na maioria das cidades brasileiras.

Essa situação caótica, cuja solução está longe de ser alcançada, tem sua causa primária no aumento vertiginoso de veículos nas ruas e na má educação de motoristas e pedestres, mas não tenham dúvidas, também passa pela incompetência, omissão e negligência das “autoridades” responsáveis pelo setor, cujos cargos geralmente são ocupados por afilhados políticos de quem detém o poder de indicação e não por técnicos especializados".

Vejam mais um exemplo da baderna nas estradas do país: um sujeito,  completamente bêbado, carrega na garupa de sua moto uma mulher mais bêbada do que ele, pondo em risco a própria vida, a de sua passageira e a de terceiros. Preste atenção quando a mulher cai, e ao levantar-se, tenta colocar o capacete. Seria cômico, se não fosse tão trágico! 




Fonte: Globo.com



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin