20 junho 2010

A MULHERADA VAI ADORAR...

Quando pintou o quadro Mulher em frente ao espelho, em 1932, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, converteu o corpo humano em um arabesco, uma espécie de ornamento. Embora o trabalho sugira de longe a anatomia humana, especialmente no perfil do rosto da menina, todo o resto da pintura é um inventar de formas, típico da fase do artista à época. Os seios e as nádegas surgem como elementos eróticos em um universo onde predominam as curvas e as esferas. A extrema riqueza das texturas e das cores torna a obra radiante, onde o espelho é parte fundamental. A obra, um óleo sobre tela, está no Museum of Modern Art, Nova York - EUA.

Além de lembrar um mestre da pintura de talento reconhecido mundialmente, a introdução do texto tem como objetivo traçar um paralelo entre o espelho, objeto indispensável à vaidade humana, em duas situações totalmente distintas: primeiro na visão poética que um gênio da pintura fazia da mulher, há quase 80 anos atrás, e como ela é vista agora, aos olhos puramente comerciais da indústria da beleza.

A IBM, em parceria com a empresa israelense Ezface, está desenvolvendo uma espécie de "espelho virtual" capaz de mostrar como uma maquiagem ficará antes de ser aplicada ao rosto. Asssim, você não vai mais ficar com cara de fim de balada antes mesmo de sair de casa e nem vai precisar testar vários produtos e ainda assim correr o risco da maquiagem não ficar legal.

Por meio de uma webcam, o dispositivo captura a imagem da pessoa e reproduz numa tela. Depois, ele escaneia o código de barras do produto e virtualmente "aplica" a maquiagem em seu rosto, mostrando o resultado logo em seguida. Ainda dá para pedir a opinião dos amigos que não estão por perto, já que as imagens podem ser compartilhadas em redes sociais.

Grandes empresas de cosméticos como Revlon, L'Oreal, Covergirl e Maybelline já fecharam acordo com as desenvolvedoras, mas o espelho virtual ainda não tem data para chegar ao mercado.

Confira a novidade assistindo vídeo abaixo.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Certamente a mulherada ira adorar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo ROBERTO, esse “espelho virtual” revolucionará o trato da beleza, é incrível os recursos que estarão disponibilizados para as nossas amigas, maravilha!
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Bárbaro! Adorei.
    O que não se inventa hoje em dia, não? tsk tsk rsrsrsr
    um abração,
    Atena

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a descoberta ou invenção, o espelho vem sendo utilizado à seculos, sempre da mesma forma e objetivos, só
    faltava ele sofrer alterações da modernização, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querido Roberto!
    Poxa, que alta tecnologia! A indústria dos cosméticos e beleza como um todo investe pesado em novidades. Muito legal podermos fazer um make sem ter que ficar com o algodão removendo o que não ficou legal...rs... Bem coisa de mulher mesmo!
    Penso no preço dessa tecnologia. Provavelmente os grandes salões irão investir. Mas, honestamente, ainda prefiro o espelho de Picasso. Não apenas pela poesia, mas por mostrar uma mulher que me agrada mais em ver: sem maquiagens e grandes retoques.
    Grande beijo, querido!
    Jackie

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!