24 julho 2010

UM CULTO À MULHER


Charles Aznavour nasceu Shahnour Vaghinagh Aznavourian, filho dos imigrantes armênios Michael e Knar Aznavourian, que eram artistas e o introduziram no mundo do teatro quando ele ainda era menino.

Ele começou a atuar aos nove anos de idade e logo assumiu o nome artístico Charles Aznavour. Seu grande estouro aconteceu quando a cantora Édith Piaf o ouviu cantar e o levou consigo numa turnê pela França e pelos Estados Unidos.

Freqüentemente descrito como o Frank Sinatra da França, Aznavour canta principalmente o amor. Segundo o portal Wikipédia, “ele escreveu musicais e mais de mil canções, gravou mais de 100 álbuns e apareceu em 60 filmes, incluindo Atirem no Pianista e O Tambor. Aznavour canta em muitas línguas (francês, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, armênio e português), o que o ajudou a se apresentar no Carnegie Hall e noutras casas de espetáculos mundo afora. Ele gravou pelo menos uma canção do poeta Sayat Nova, do século XVIII, em armênio. Que c'est triste Venise, cantada em francês, em italiano (Com'è triste Venezia), espanhol (Venecia sin tí), inglês (How sad Venice can be, The Old-Fashioned Way) e alemão (Venedig im Grau) estão entre as mais famosas canções poliglotas de Aznavour. Nos anos 1970, Aznavour tornou-se um grande sucesso no Reino Unido, onde sua canção She saltou para o número um nas paradas de sucessos.

Admirador do Quebeque, ele ajudou na carreira da cantora e letrista quebequense Lynda Lemay, na França, e tem uma casa em Montréal.

Desde o terremoto de 1988, na Armênia, Aznavour tem ajudado o país através de sua obra caritária: a Fondation Aznavour Pour L'Arménie (Fundação Aznavour para a Armênia). Há uma praça com seu nome na cidade de Erevan, na rua Abovian. Aznavour é membro da Câmara Internacional do Fundo de Curadores da Armênia. A organização tem arrecado mais de 150 milhões de dólares em ajuda humanitária e assistência de desenvolvimento de infra-estrutura para a Armênia desde 1992. Em 1997 Charles Aznavour foi nomeado como Officier (Oficial) da Légion d'Honneur.

Em 1988, ele foi eleito o "artista do século" pela CNN e pelos usuários da Time Online espalhados pelo mundo. Aznavour foi reconhecido como notável performer do século com cerca de 18% da votação total, desbancando Elvis Presley e Bob Dylan. Com a morte de  Frank Sinatra, Charles Aznavour foi considerado o último dos crooners tradicionais.

A lista de artistas que já cantaram Aznavour abrange de Fred Astaire a Bing Crosby, de Ray Charles a Liza Minelli. Elvis Costello gravou She para o filme Notting Hill. O tenor Plácido Domingo é um grande amigo de Aznavour e freqüentemente canta seus hits, principalmente a versão de Aznavour de Ave Maria, de 1994.

No início do outono de 2006, Aznavour iniciou sua turnê de despedida, apresentando-se nos Estados Unidos e no Canadá, deixando ótimas lembranças.

Com mais de oitenta anos de idade, Aznavour ainda canta em várias línguas e sem teleprompters, mas tipicamente canta apenas em duas ou três - francês e inglês são as duas primárias - espanhol e italiano em terceiro lugar, durante a maioria dos concertos. Em 30 de setembro de 2006, por exemplo, ele se apresentou num grande concerto em Erevan, capital da Armênia, como estréia da série Armênia, minha amiga na França. O presidente armênio Robert Kocharian e o presidente francês, Jacques Chirac, à época em visita oficial à Armênia, estavam na primeira fila.

Em 2007, ele participou de concertos no Japão e no resto da Ásia. Em 2008, passa também pelo Pavilhão Atlântico, Lisboa, dia 23 de Fevereiro, sempre dizendo que se a saúde permitisse, sua turnê ultrapassaria 2010. Não há notícias recentes sobre ele.

Mas além de lembrar esse grande ícone da música internacional, o objetivo dessa postagem é homenagear as mulheres, até porque não acredito nesse negócio de "dia" nacional ou internacional da mulher. Dia de mulher é todo dia. Não há uma data especial!

E essa canção, ao menos na minha humilde opinião, é um hino, um culto à mulher, o que você pode checar acompanhando a tradução que fiz quando editei o vídeo no You Tube. Vamos conferir?




Fonte: Wikipédia

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Olá meu querido!
    Essa música é linda e toca a alma feminina!
    Obrigada por tamanho carinho e consideração em nos presentear com este post! Além , é claro, da homenagem ao talentoso Charles Aznavour!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha certeza de que você iria gostar, Jackie!

    A música é realmente linda, apesar de bem antiga.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Roberto,a letra dessa música é muito profunda.Uma verdadeira declaração de amor.Agradeço pela linda e singela homenagem a nos mulheres.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Foi exatamente o que pensei, Cecília!

    É uma mensagem muito linda, uma verdadeira declaração de amor que pode ser endereçada a todas as mulheres!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto!
    Obrigada por esta bonita homenagem a nós, mulheres do dihitt.
    A música é linda e ele é um cantor,que se deve respeitar, e um ser humano que soube partilhar dos frutos de seu sucesso, com outros. Gostei de ler sôbre ele aqui. Obrigada.
    Abraço,
    Vera.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Vera!

    Você tem razão! O Aznavour não fez (e ainda faz) sucesso apenas na vida artística. Suas iniciativas como cidadão de seu país de origem também são elogiáveis. Como você disse, ele é "um ser humano que soube partilhar dos frutos de seu sucesso".

    Fico feliz por você ter gostado do vídeo!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!