O personagem O Menino Maluquinho, do livro infanto-juvenil criado em 1980 pelo desenhista e cartunista mineiro de Caratinga Ziraldo, faz 30 anos hoje, 24 de outubro de 2010. O livro conta as histórias e invenções de uma criança alegre e sapeca, um verdadeiro "maluquinho", através de cartuns que descrevem liricamente o sabor da infância. Aliás, criador, Ziraldo, e criatura, Maluquinho, fazem aniversário no mesmo dia!
O livro se tornou um sucesso, tendo vendido, até dezembro de 2006, mais de dois milhões e meio de exemplares, tornando-se conhecido por milhares de crianças e servindo de inspiração para uma peça de teatro, filmes e histórias em quadrinhos, além de uma série de TV que levou o mesmo nome. A obra chegou a ser utilizada como incentivo à leitura em algumas escolas.
Menino maluquinho - O filme, foi lançado em 1994, estrelado por Samuel Costa no papel-título, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin. Foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Helvécio Ratton. A canção-tema foi composta e interpretada por Milton Nascimento. Participações de: Bocão, Nina, Lúcio, Junim, Shirley Valéria, Julieta, Carol e Tonico, entre outros.
Alguns trechos do filme foram filmados na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, em volta de uma casa que é a residência do Menino Maluquinho durante o filme. Essa casa hoje funciona como uma loja de vestimentas (a Garimpo).
Menino maluquinho 2 - A aventura, continuação do primeiro longa, foi produzido em 1997, tendo novamente Samuel Costa como protagonista. Do elenco também participaram Stênio Garcia, Fernanda Guimarães e Antonio Pedro. O filme foi produzido por Tarcísio Vidigal e dirigido por Fernando Meirelles e Fabrízia Pinto.
Menino maluquinho 3 - O que você está fazendo no meu sonho? Longa metragem em fase de pré-produção e captação. Direção de César Rodrigues e André Pinto, os mesmos da série para televisão (TVE-Brasil), traz uma nova geração de "maluquinhos".
Vale a pena recordar o tema de abertura na TVE:
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |
meu porrinha era bebê e eu ouvi o ziraldo dizer que na decoração do quarto de uma criança não podia faltar livros. foi a idéia que faltava, pois, lá no lar livros é o que tinha de sobra.
ResponderExcluirdeu no que deu.
beijo.
Uma grande idéia: livros!
ResponderExcluirPena que nosso país isso ainda não tenha recebido das autoridades o valor merecido.
Um abração...
a falta de leitura, pior, a falta do estímulo à leitura é a maior chaga na educação do brasileiro. beijo.
ResponderExcluiro bolo vc pode fazer no final de semana. vem feriadão por aí, e um domingo de eleição que vai precisar de muito doce pra se tornar suportável.
Com toda a certeza minha amiga!
ResponderExcluirO hábito de ler abre caminhos, corações e mentes!
Quanto ao bolo, a idéia é ótima, principalmente se a vitória for de quem eu imagino. Haja doce pra compensar a tristeza...
Um abração...
Oi Carlos,
ResponderExcluirBela homenagem ao Maluquinho.
Uma eterna referência para todas as gerações.
Ah! Obrigada pelo comentário.
Grande abraço.
Valeu, Beth!
ResponderExcluirConcordo com você! O nosso "Menino Maluquinho" é uma referência para todas as gerações. Aliás, a divulgação da obra deveria ser recomenda até mesmo nas escolas. O modelo de narrativa criado por Ziraldo aguça a atenção e curiosidade da garotada, e isso, com certeza, ajudaria a espalhar o gosto pela leitura, o que é raro nos dias atuais, já que as nossas crianças se tornaram escravas do computador e da internet.
Um grande abraço...
Ai, C.Roberto...até me emocionei com este seu post... juro, mesmo! Eu amo o Menino Maluquinho e demais personagens do Ziraldo. Eu amo os livros do Ziraldo (e nunca digam que são livros para crianças-pois o leitor de Ziraldo não tem idade) O meu livro preferido dele é o Flicts! ....E eu acabo de ter uma idéia! Vou colocar o Flicts lá na Sala dos Amigos Escritores!!!! Um beijo , C. Roberto e parabéns pela homenagem!
ResponderExcluirQue bom que você gostou, Neusa!
ResponderExcluirAliás, a minha postagem e o seu comentário provam que não somos radicais. Todo mundo sabe que o Ziraldo vota com o Lula, e daí? Não é por isso que vamos fechar os olhos ao seu talento. Estamos falando do gênio escritor, e aí ele merece todas as todas nossas homenagens e também a dos petistas, que à exceção da Beth, a quem muito respeito, aqui não o vieram reverenciar. Perderam uma boa oportunidade!
Um abração...
Parabéns ao Menino Maluqinho e a Ziraldo. Este é um personagem que sempre será amado por muitas gerações. Abraços.
ResponderExcluirValeu, Guilherme!
ResponderExcluirÉ isso aí! O que é bom tem vida duradoura.
Um grande abraço...
Obrigado pela atenção, Absinto!
ResponderExcluirVou passar por lá, com certeza!
Um grande abraço...