27 agosto 2010

LEILA PINHEIRO E O TEMPO PERDIDO

Como tenho feito todo final de semana, trago hoje para o Dando Pitacos mais uma das minhas vozes preferidas. É Leila Toscano Pinheiro, a nossa Leila Pinheiro, nascida em Belém do Pará - PA, no dia 16 de outubro de 1960. Ela canta, compõe e toca piano. Faz tudo isso divinamente!

Filha do gaitista Altino Pinheiro, iniciou-se no estudo de piano aos dez anos, no Instituto de Iniciação Musical. Em 1974, desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com um conterrâneo, Guilherme Coutinho, músico de talento e presença importante no cenário musical de Belém. Em 1980, quando cursava o 2º ano, ela abandonou o curso de medicina e em outubro, estreou o primeiro espetáculo, Sinal de Partida, no Theatro da Paz, em Belém - PA, onde debutou como cantora profissional. Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro - RJ e gravou o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo Bittencourt


Em 1984 excursionou pelo exterior com o Zimbo Trio, mas o sucesso veio na verdade quando ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, em 1985, interpretando a canção Verde, classificada em terceiro lugar, mas que acabou assumindo o primeiro lugar na parada de sucessos. 

A convite de Roberto Menescalentão diretor artístico da Polygram, ela assinou contrato com a gravadora, atualmente denominada Universal Music. O disco que marca a estreia nessa gravadora é Olho Nu, que lhe garantiu o prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha. O álbum, muito elogiado pela crítica especializada, obteve vendagem significativa. No ano seguinte, recebeu da Associação Brasileira de Produtores de Disco - ABPD o Troféu Villa-Lobos, como revelação feminina. 

Colecionando muitos prêmios, ela partiu para mais dois discos: Alma e Bênção Bossa Nova. Este último foi lançado em comemoração aos trinta anos de bossa nova no Brasil. Produzido por Roberto Menescal para o mercado japonês, o disco vendeu duzentas mil cópias - marca jamais atingida por um disco deste gênero de música até então. A partir daí, Leila Pinheiro passou a ser conhecida como cantora de bossa nova, rótulo que seria reforçado com o lançamento do disco Isso é Bossa Nova, em 1994, que marcou sua estréia na gravadora EMI e foi o último a ter versão em vinil. Na EMI ela lançou Catavento e Girassol, um tributo aos cantores e compositores Guinga e Aldir BlancNa Ponta da Língua (1998), que trouxe canções inéditas de compositores novatos, e Reencontro (2000), um tributo aos cantores e compositores Ivan Lins e Gonzaguinha

No final da década de 1990 fez espetáculos com o parceiro e amigo Ivan Lins nos Estados Unidos e ainda um tributo a Tom Jobim, realizado na casa de espetáculos nova-iorquina Carnegie Hall. Também participou de projetos especiais como Tributo a Tom Jobim (Som Livre) e Sinfonia do Rio de Janeiro, de Francis Hime. Em 1998 participou do Festival Brazilfest, ao lado de Bebel GilbertoPatricia MarxCarol Saboya e do grupo de câmara Quinteto d'Ellas, projeto que foi idealizado na concha acústica de uma casa de espetáculos nova-iorquina, Damrosch Park - Lincoln Center - Nova Iorque - EUA

Em 2001 retornou à antiga gravadora, onde lançou Mais Coisas do Brasil, o primeiro CD ao vivo da carreira e que também rendeu o primeiro DVD. O repertório trouxe regravações de antigos sucessos. Transferiu-se para a independente Biscoito Fino em 2004, onde gravou Nos Horizontes do Mundo (2005), cujo título provisório era Hoje - que deu título ao álbum lançado por Gal Costa. O sucesso do álbum acabou por gerar o espetáculo homônimo, de onde veio o trabalho mais recente da carreira: Nos Horizontes do Mundo - Ao Vivo.

Para lembrar Leila Pinheiro, não sei se vocês vão gostar, escolhi o vídeo Tempo Perdido, canção escrita pelo inesquecível Renato Russo e uma de suas mais lindas interpretações.



Fonte: Wikipédia

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Roberto,

    Parabéns pela maravilhosa escolha, pois Leila Pinheiro faz parte integrante da nossa MPB, muito embora, não seja conhecida por muitos.

    A escolha do vídeo foi perfeita, e essa canção do Renato Russo ficou lindíssima na voz da Leila.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Rosana!

    Como muita gente da nossa música, a Leila Pinheiro não é muito badalada, mas é uma grande intérprete da nossa MPB. Tem uma voz linda, afinadíssima e é de uma simpatia enorme.

    E a música Tempo Perdido, do Renato Russo, dispensa comentários.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Roberto,
    Adorei conhecer mais à fundo Leila Pinheiro. Obrigada por nos presentear.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Sonia!

    É muito bom poder ver e ouvir uma artista como Leila Pinheiro. Melhor ainda é poder dividi-la com as pessoas. Por isso, acredite, adoro postar sobre canções e seus intérpretes.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Roberto !!!!
    Linda letra e maravilhosa interpretação de Leila Pinheiro.
    É de emocionar e de fazer pensar.... muito linda.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Brigadão, Xiléia!

    Como eu já comentei, essa, com certeza, é uma das melhores interpretações da Leila. A letra, como você disse, "linda", dispensa comentários, quando se sabe que ela foi escrita por Renato Russo.

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!