29 abril 2009

A CIDADANIA ATIVA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Esse texto me foi enviado pela professora ELIANA PONTES, a quem convidei prá participar do blog. Ela tentou comentar o texto “Os Perigos da Cidadania Ativa”, mas não conseguiu, e o enviou a mim prá que eu o tentasse aproveitar. Como não posso fazer o comentário em nome dela, resolvi postar o texto.

Está sendo um sacrifício empenhar meu tempo num projeto para ajudar o outro a ser um pouco mais humano; ensinar pesar a consciência na balança dos "afazeres da vida".

O tamanho da responsabilidade para preservar o próximo deveria ser equivalente ao cargo que ocupamos no centro da nossa consciência, e não na cadeira de uma Academia, de um Ministério Público, de uma empresa multinacional...

Ensino, principalmente crianças, a descobrirem que possuem riquezas dentro de suas mentes, e elas podem se transformar em formas de defesa contra os manipuladores, especializados em enganar os outros, mas que não conseguem enganar o seu próprio espelho.

Abraçar uma causa justa sem sujar a consciência é algo nobre e precioso, traz bons frutos e dá prazer. Quando criança, eu ouvia minha mãe dizer que o pobre serve de escada para o rico subir. Agora eu compreendo a pobreza de forma mais abrangente, onde um "pobre" se sacrifica para promover o bem, mas não percebe que também se "arrisca" ao servir de exemplo a outras pessoas sensíveis e "sem poder aquisitivo" ou "sem influências sociais".

É inevitável a propagação de um gesto de cidadania, pois a caridade contamina outros corações solidários, por isso os "poderosos" investem em "calar ou substituir" mentores do bem pelos "benfeitores politicamente corretos".

Quando enxergamos no outro a dor e o amor aprendemos a repudiar a corrupção e praticar cidadania. Não podemos parar de plantar a nossa semente na educação que faz gerar, cada vez mais, cidadãos dignos e sadios.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. "Não podemos parar de plantar a nossa semente na educação que faz gerar, cada vez mais, cidadãos dignos e sadios".

    Esse pequeno trecho mostra, de forma clara, quão importante é a missão do professor, que ao tentar criar cidadãos "dignos e sadios", praticando a cidadania ativa, também se arrisca.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto da professora. É realmente muito importante o trabalho de quem educa, principalmente na formação do cidadão. Sempre haverá riscos para os que escolhem o caminho da retidão, mas não podemos desistir de caminhar por ele.

    ResponderExcluir
  3. Minha admiração e respeito a professora Eliana Pontes. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar também a todos os professores anônimos que fazem de sua profissão um sacerdócio. Um abraço carinhoso também para Shirley Nery. Mais um exemplo de pessoa digna e batalhadora!

    ResponderExcluir
  4. Plantar nãe é muito facil porque precisamos da colaboração de pessoas, e muitas das vezes não há um interesse de todos em desenvolver o que chamamos o mundo da Educação, é uma missão ardua e um tanto dificii por se tratar da formação de um cidadão, e isso requer muita coragem e vocação.
    Parabéns! Professora Eliana Pontes por seu trabalho, o seu texto esta excelente!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!