06 agosto 2010

Musas da Playboy aos 47 anos de idade


O suplemento Revista O Globo, que veio encartado no O Globo de domingo passado (01/08) trouxe na capa uma foto de Magda Cotrofe, e em seu interior uma interessante reportagem sobre a revista Playboy, que está comemorando 35 anos.

Renato Lemos é o pai da matéria, que fala da enorme expectativa da Playboy em relação à capa de agosto, que tentará "bater a venda de 500 mil exemplares, um recorde nos últimos tempos", com a atriz Cléo Pires.

Segundo a Revista o Globo, a Playboy "chegou às bancas em 1975, com o nome de A revista do Homem (com a marca Playboy impressa pequenininha embaixo), como forma de driblar a censura, que implicava com a péssima fama da original americana". De lá pra cá, a ditadura acabou, a revista mudou de nome, os cachês foram pagos em seis moedas diferentes, o Photoshop salvou reputações, o encalhe nas bancas enterrou outras, os piercings viraram fetiche, o biquíni asa-delta apareceu e desapareceu, as bundas estiveram sempre no topo, os seios aumentaram e as vendas - bombardeadas pela concorrência da pornografia na internet - diminuíram".


A matéria segue dizendo que "para uma atriz conhecida, aparecer pelada em uma revista masculina - apesar dos óbvios ganhos financeiros - é sempre um risco. Para a maioria das garotas, no entanto, aquilo é quase uma profissão: capa da Playboy. Um marco incluído com letras maiúsculas nos seus currículos profissionais, mais ou menos como um diploma num bom curso de línguas, uma pós-graduação no exterior ou ou um estágio numa empresa de ponta. Magda Cotrofe, Cida Costa e Cláudia Egito são, para sempre, capas da Playboy".

Magda, Cida e Cláudia estão entre as 387 mulheres que passaram pela capa da revista, sem contar as que posaram em grupos. A modelo Lívia Mund foi a primeira. Scheila Carvalho, a morena do Tchan com cinco capas, foi a que mais posou. Adriane Galisteu e seu barbeador íntimo foi quem mais chocou. Joana Prado, a Feiticeira, em 1999, foi quem mais vendeu: 1,4 milhão de exemplares".

A reportagem traz também o depoimento de Edson Aran, diretor da revista, que faz uma distinção entre a Playboy brasileira e a americana. A Playboy da terra do Tio Sam, segundo ele relatou, "tem dois milhões de assinantes, podem apostar na vizinha gostosa e desconhecida. Aqui, como o comprador é o cara que vai à banca de jornal, o que vende é gente conhecida. Temos sempre duas atrizes por ano na capa. O resto são as celebridades do momento".


Das três musas acima referidas, a primeira a ser lembrada é Cida Costa, capa em 1988, hoje com 47 anos de idade e um neto. De acordo com a reportagem, "quando foi chamada para posar, em 1988, Cida Costa era simplesmente a garota do anúncio da Phebo, um comercial que faturou o Leão de Ouro em Cannes". Depois da experiência, Cida nunca mais foi a mesma:

- Posar na Playboy foi um marco para sempre. E olha que cheguei a rasgar o contrato duas vezes. Ainda bem que colei de novo - ri Cida, que apareceu na capa de uma reportagem intitulada O guia da massagem erótica (a dois).

- A grana que eu ganhei paga uma entrada num apartamento".


Cláudia Egito, que hoje também tem 47 anos e posou para a Playboy em 1985, foi descoberta e convidada na festa de lançamento da edição de setembro de 1985, com Cláudia Raia na capa.

- Topei e toparia fazer de novo. Acho que ainda dá pra mim. Sou muito mais mulher hoje em dia.

Cláudia vive atualmente como artista plástica, pratica o budismo, fuma sem parar, tem uma filha de 10 anos e as costas inteiramente tatuadas com desenhos orientais.

- Comprei um apartamento com o cachê, além de vários outros contratos que a capa me proporcionou. Depois fui morar na Itália. Foi inesquecível. E não só pra mim. Até hoje encontro gente que diz ter minha revista em casa.


Magda Cotrofe foi uma surpresa para a revista. Lançada como uma espécie de nova Luiza Brunet, sua edição vendeu, logo de cara, algo em torno de 300 mil exemplares. A direção da revista teve que correr e imprimir mais exemplares.

-  Tenho muito orgulho de ser capa de Playboy. O primeiro contrato deu pra comprar um carrinho. Depois vieram mais duas outras capas. Fui tricampeã, e acho que significa que o povo gostou. É o meu termômetro de sucesso.

A linda Magda também tem 47 anos de idade, está lançando uma linha de jóias com o seu nome e diz que estudaria uma nova proposta para aparecer nua. Aliás, se a gente for perguntar, as três vão responder, sem pensar duas vezes, que se convidadas, tirariam a roupa de novo na Playboy. O que é que você acha da idéia?


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin