10 agosto 2010

VAIDADE PERIGOSA

Até os 7 anos de idade a visão da criança ainda está em desenvolvimento e se possíveis alterações não forem corrigidas de forma imediata, o problema pode se tornar irreversível.

- Uma criança que tenha, por exemplo, 4 graus de hipermetropia em um olho e 1,5 no outro e não usa óculos para corrigir o problema, vai ter o desenvolvimento do olho com maior grau prejudicado. É o que chamamos de olho preguiçoso, explica Canrobert Oliveira, oftalmologista diretor do Hospital Oftalmológico de Brasília.

No estrabismo a situação é a mesma. Se a anomalia não for corrigida na infância torna-se irreversível depois.

- É por isso que insistimos que os pais precisam levar as crianças para a primeira consulta no oftalmologista até no máximo os 3 anos de idade, alerta Canrobert.


Mesmo sabendo que a visão pode estar sendo prejudicada, muitas pessoas deixam de lado seus óculos, acreditem, por pura vaidade ou simplesmente por achar que eles "incomodam". Uma pesquisa feita, por exemplo, com 284 mulheres com problemas variados de visão, revelou que 1/3 delas não usa os óculos de forma correta e constante. Para 20% das pesquisadas a justificativa é simples: eles atrapalham! Embora a prática não aumente consideravelmente o grau de males como miopia, astigmatismo e hipermetropia, os olhos podem sofrer vermelhidão e coceira.

A pesquisa, feita em Curitiba e outras cinco capitais brasileiras, revelou ainda que 96% das mulheres vão ao oftalmologista e 84% delas mandam fazer os óculos em óticas confiáveis, o que já é um avanço.

- Isso mostra que elas são bem orientadas, têm a informação, mas mesmo assim no dia a dia não usam os óculos. Muitas vezes simplesmente porque julgam que eles não combinam com o visual, comenta Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier.

Ele destaca também que o fato da mulher mulher ter oscilações hormonais pode alterar a curvatura dos olhos e o grau. Além disso, a maior incidência da miopia feminina está associada ao exercício de atividades que exigem mais da visão de perto. Já o hábito de coçar os olhos, relacionado ao uso de cosméticos, pode agravar o astigmatismo.

Uma das entrevistadas, a securitária Gisele Santos, é um exemplo fiel disso. Ela ignora completamente o fato de ter de usar óculos. Há mais de um ano ela foi a um oftalmologista por causa de dores de cabeça. O médico receitou óculos para descansar a vista.

- Saí do consultório, pus a receita na bolsa e lá ficou. O tempo passou e eu nem sequer mandei fazer os óculos, conta a moça. 

De acordo com o oftalmologista Otávio Siqueira Bisneto, da Sociedade Paranaense de Oftalmologia, a não utilização correta dos óculos pode trazer conseqüências variadas, de acordo com a alteração da visão e a idade.

- A principal consequência, claro, é a pessoa não enxergar como deveria e isso pode torná-la irritada ou preguiçosa, diz o médico.

Além disso, forçar a vista pode acarretar o que os especialistas chamam de astenopia, uma série de sinais e sintomas decorrentes da não correção das alterações. Entre os sintomas referidos estão as dores de cabeça, enxaqueca, sonolência, pálpebras inchadas e irritação dos olhos. 

Ao contrário do que popularmente se acredita, não usar os óculos não faz com que o grau aumente. No entanto, os oftalmologistas deixam claro que não tem sentido enxergar mal só por não gostar dos óculos.

- Hoje a maioria dos problemas pode ser corrigido com lentes de contato ou com cirurgia, não tem porque ficar sem enxergar bem, diz Queiroz.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Nossa...ainda mais hoje em dia com tantos modelos maravilhosos que não desmerecem ninguém ...acho até charmoso óculos....não usar óculos por vaidade é ignorância rs !
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Ana!

    Há modelos e modelos! E tem mais: a mulher tem mil e um artifícios para se tornar charmosa, sensual, e não vai ser um par de óculos que vai atrapalhar, com certeza!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Búúúú rs ....voltei pra conferir rs !!!
    E não é que você me trouxe !!! Obrigadinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberto!
    Olha só.Quando eu estava fazendo um curso de relaxamento com uma psicóloga que trabalhou com oftalmologistas e o método Bates, de relaxamento para os músculos dos olhos, me convenci de que, melhor do que usar óculos, seria fazer os exercícios. Há provas cientìficas da melhora e diminuição de grau.
    O problema é que somos preguiçosos e não fazemos os exercícios como deveríamos.
    Comecei a usar óculos para perto aos 50 anos e foi terrível porque eu trabalhava com detalhes em esculturas e pintura em cerâmica,e após o uso dos óculos, quando olhava para mais longe, sentia meus olhos fazendo um zoom...como se fosse uma máquina fotográfica. Depois comecei a usar também o multifocal, aí, agora, não posso usar lente, porque tenho os 2 problemas.
    Sabe que cheguei à conclusão outro dia que,ao ficarmos mais velhas, a gente não enxerga tão bem, porque não suportaria as rugas surgindo (hehehe) e tantas outras realidades mais....kkk....
    Abração, Vera.

    ResponderExcluir
  5. É, Vera, você não deixa de ter razão!

    Se ao envelhecer não tivéssemos diminuída a nossa capacidade visual, certamente enxergaríamos com maior precisão as transformações que a passagem do tempo acarreta. Deve ser por isso que a Natureza, sábia como sempre, nos faz enxergar menos. É uma forma de nos proteger da nossa própria vaidade, rsrsrs...

    Mas pessoas como você, tenho certeza, conhecem o significado da vida e convivem numa boa com essa situação.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. E nem o preço é desculpa, hoje em dia e quando devidamente aconselhados por um profissional, encontramos lentes de contacto realmente baratas, a titulo de exemplo http://www.contactlenseseurope.com

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, amigo(a) anônimo(a)!

    É só saber procurar!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!