13 setembro 2010

SOBREVIVER É PRECISO...


A luta pela sobrevivência nem sempre é fácil. Que o digam os pássaros flagrados tentando roubar comida de um cão-da-pradaria, como registram as imagens abaixo, clicadas pelo fotógrafo Tad Arensmeier, no zoológico de St. Louis, no estado de Missouri - EUA.

O cão-da-pradaria é um mamífero roedor da família Sciuridae, classificado no género Cynomys. O grupo inclui cinco espécies, todas elas nativas da América do Norte, que habitam as pradarias dos Estados Unidos da América, Canadá e México. O seu nome genérico deriva do grego cyno (cão) + mys (rato).

Os cães-da-pradaria são animais de constituição robusta, com comprimento situado entre 30 a 40 cm, incluindo a cauda, que é relativamente curta. Têm hábitos gregários e vivem em colônias numerosas, constituidas por um ou mais grupos familiares. Cada um destes é composto por um macho, 2 a 4 fémeas e respectivas crias.

O estorninho-comum (Sturnus vulgaris), também chamado de estorninho-malhado, é um pássaro da família dos esturnídeos, nativo da Eurásia e introduzido na América do Norte, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Nidifica, por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais. Choca de 4 a 6 ovos.

Caminha rápida e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento (insectos e vermes). Pode ser confundido com o melro-preto, com comportamento e cor semelhante. Tem porém a cauda mais curta e o bico de cor amarela menos intensa que o melro.

O roedor foi atacado por estorninhos, que tentaram roubar a noz que ele saboreava. Apesar de inferiorizado na bizarra contenda, o cão-da-pradaria conseguiu manter sua noz e garantir sua subsistência.

É isso aí, minha gente! A luta pelo pão de cada dia está ficando cada vez mais difícil, principalmente no reino animal, onde as regras não são traçadas com antecedência: leva quem chegar primeiro ou for mais forte.



Pássaros tentam roubar noz de cão-da-pradaria
(Foto: Tad Arensmeier/Barcroft Media/Getty Images)


Luta bizarra por comida foi registrada pelo fotógrafo Tad Arensmeier
(Foto: Tad Arensmeier/Barcroft Media/Getty Images)

Fonte: G1 

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Olá meu querido amigo Roberto!
    Sobreviver é uma luta, em qualquer meio! Os animais, ao menos, usam de técnicas de força e agilidade , enquanto os humanos da safadeza e do mau caráter para ludibriarem os mais fracos.
    Grande beijo e parabéns pelas imagens!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Jackie!

    Mesmo com toda a concorrência, as técnicas de sobrevivência utilizadas pelos animais não incluem, com certeza, a canalhice e o mau caráter dos humanos.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. olá guri
    sabes q recebi esta imagem pela manha por mail
    fiquei olhando por alguns minuto a primeira imagem
    o olhar do cão da padraria me chamo imensamente a atenção, se tu perceber ele mesmo sendo "atacado" consegue manter algo divino q muitos nos naum possuimos a calma, odoro isso nos animais eles falam muito pelo olhar, achei o deste bixim meio triste deve ser pelo fato!
    as imagens são maravilhosa e mostra q ate entre nossos amiguinhus animais as coisas estão complicadas, agora imagine a cena com seres humanos? imagino? agoro me responde quem são os seres irracionais !!!! fica facil né

    bjim guri adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Juci!

    A luta pela sobrevivência sempre foi complicada para todos, homens e animais, mas está ficando pior a partir das dificuldades criadas pelas superpopulações.

    O portal Wikipédia registra que "nas relações ecológicas que são observadas nas cadeias alimentares e nas teias alimentares em que as populações de seres vivos estão se relacionando umas com as outras, se alguma população crescer exageradamente, com ela crescerá também as populações dos seus predadores e parasitas que se interessam em comer essa espécie que se desenvolveu exageradamente no ambiente. Por exemplo: Se existir muita carne de herbívoros à disposição, as populações de carnívoros aumentam, e com esse aumento da quantidade de predadores as populações de presas diminuem porque muitos organismos serão caçados e comidos por esses predadores. Por outro lado, diminuindo as populações de presas, diminui também a oferta de alimentos a essas populações de predadores começam a passar fome e muitos começam a morrer de fome ou então migram para outras regiões de forma que uma população controla a quantidade de organismos da outra população e vice-versa. A população de predadores controla a população de presas e a população de presas controla a população de predadores também".

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!