06 outubro 2010

Eu quero um presidente, não um fantoche político!


Consegui fazer três postagens sem falar de política, mas tenho que retornar ao assunto. O jornal O Globo publicou ontem (05/10):

“Depois do anticlímax para os petistas com a realização do segundo turno, o comando da campanha da candidata Dilma Rousseff iniciou uma ofensiva na segunda-feira mesmo, com ajuda de uma força-tarefa formada por governadores e senadores eleitos, para reanimar a militância e reverter a sangria dos votos evangélicos e católicos ocorrida na reta final do primeiro turno. Na reunião fechada, Dilma e aliados reconheceram que perceberam tarde demais o efeito da campanha na internet com boatos de que ela era contra valores da vida e a favor do aborto. E que subestimaram o movimento de perda de votos entre cristãos. A reconquista desses votos passou a ser uma das principais estratégias para o segundo turno”.

O fato que deu origem à matéria jornalística acima também foi captado por muita gente, em várias partes do Brasil.

Amarildo Lima é um simpático capixaba, que trabalha há 22 anos no jornal A Gazeta do Espírito Santo como chargista e editor de ilustração. É dele o Blog do Amarildo, onde sou cadastrado e por isso recebo, via e-mail e diariamente, todos os trabalhos que ele publica. Quando você tiver um tempo disponível dê uma passadinha por lá e conheça um pouco da sua criatividade. O cara é um artista!

A charge abaixo me foi enviada por ele ontem (05/10), e a partir de seus traços bem humorados a gente começa a perceber, como está na matéria do O Globo, a transformação que Dilma Roussef e seu staff preparam para o segundo turno das eleições.





Se conseguir incorporar a imagem e idéias de Marina Silva, o que é improvável, até porque óleo e água não se misturam, ela vai tentar tirar de seus ombros o peso de algumas imagens plantadas na campanha do primeiro turno e ainda bem vivas na lembrança de milhares de eleitores. Sua opinião sobre a legalização do aborto, com absoluta certeza, é um dos principais obstáculos entre ela e o voto dos religiosos que ela pretende conquistar no segundo turno. Por isso mesmo, como está na reportagem do O Globo, ela e seus aliados "reconheceram que perceberam tarde demais o efeito da campanha na internet com boatos de que ela era contra valores da vida e a favor do aborto".

Apesar disso, seus estrategistas de campanha cometem outro equívoco: não é verdade que a internet tenha divulgado “boatos de que ela era contra valores da vida e a favor do aborto”. Desde que a campanha eleitoral se iniciou ela vem se manifestando a favor de sua legalização, e a prova disso está no You Tube, ao alcance de qualquer interessado. Basta dar uma olhada no vídeo abaixo.




Ela não pode agora, convenhamos, para agradar à classe religiosa, despir-se da Dilma Rousseff do início da campanha e incorporar a personagem que a charge do Amarildo inteligentemente insinua e a mídia confirma. Qualquer país, mas principalmente o Brasil, uma nação de quase 200 milhões de habitantes/cidadãos não pode ficar à mercê de um Presidente que se deita com uma cara e acorda com outra.

O eleitor tem o direito de saber quem é o candidato que vai receber o seu voto. Ele, o candidato, tem o dever, a obrigação de mostrar, de forma clara, de onde ele vem, qual a sua trajetória política, quem foi e é na vida pessoal, onde viveu, se é casado, amigado, divorciado, se tem família e quais são as suas reais opiniões sobre certos temas.

Eu não acho, por exemplo, que a opção sexual de alguém possa servir de empecilho à sua candidatura política. Mas tem gente que acha! Milhares de eleitores por esse Brasil afora, até por questões religiosas, não votariam num homossexual. Certo ou errado, não interessa! É a posição daquele eleitor, daquele cidadão, e como o voto é dele, a ele e a mais ninguém cabe decidir. Ou será que alguém discorda disso?

O Brasil não pode, nem por todas as bolsas-família de sua história, submeter-se ao comando de um político de proveta cujas atitudes e caminhos ninguém consegue imaginar. O voto não é um tiro no escuro e não pode ser exercido sem convicção, sem a certeza de como, por quem e para quê ele será efetivamente utilizado. Afinal de contas, quem governará os nossos destinos se Dilma Rousseff for eleita? O PT, o PMDB, o PCdoB, Lula, Michel Temer, Marco Aurélio Garcia (ele mesmo, aquele do top, top na frente das câmeras de TV), José Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros, José Dirceu, Marta Suplicy, Aloisio Mercadante Oliva, Tarso Genro, Antonio Palocci, Ciro Gomes ou José Eduardo Dutra, isso apenas para lembrar alguns dos integrantes do projeto de poder imaginado pelas mentes do socialismo retrógrado e enrugado que se instalou no país há 8 anos.

Não sou um jornalista e muito menos analista político, mas sei, como a maioria da população, que quase todos os políticos são iguais. Quase todos tentam se travestir da forma mais agradável ao eleitor. Mudam até de cor, como fazem os camaleões para iludir seus predadores. Exatamente como Dilma Roussef se prepara para fazer. Ela é a camaleoa da vez. Não a da canção de Caetano, mas a da política, a que tenta se camuflar para enganar o eleitor e abocanhar o seu voto. O problema é que numa eleição não há predadores e o iludido é o eleitor. Por isso, pense bem cidadão brasileiro, e vote com consciência! Eu quero um Presidente, não um fantoche político. E você?

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

12 comentários:

  1. Carlos Roberto,

    Ontem no Bom Dia Brasil, ouvi a Mírian Leitão falando da Marina Silva e sinceramente, fiquei felicíssima por ter votado nela. Falou-se exatamente na questão da religião, pois a Marina, mesmo sendo evangélica, não foi pedir votos da igreja porque acredita que o Estado é laico. Ética pura!

    Já a Dilma, vai fazer discurso em tudo quanto é igreja, vende a alma pro Diabo, faz qualquer coisa para vender a sua falsa imagem.

    A Dilma é uma mentira do começo ao fim. É uma comunista ex-guerrilheira que adora as lojas européias. Fez plástica para parecer o que já não era mais. Faz fono para suavizar a voz de sargentona. Disse ter um mestrado que nunca fez.... mentira em cima de mentira.

    Fala-se tanto no palaço Tiririca, mas palhaço é o povo incapaz de tirar o traseiro do picadeiro mesmo quando o circo tá pegando fogo.

    Agora, se você me der licença, vou copiar as suas palavras:

    ACORDA BRASIL !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na política reconhecer erros, voltar atrás e refazer equívocos fazem parte do jogo. Entretanto, esse reconhecimento tem de ser por convicção e não por eleição. Fica muito claro que qualquer que seja a postura de Dilma neste segundo turno será exclusivamente por conta da sangria de votos nas urnas.

    Agora além de barba, a "dochefe" também será obrigada a travestir-se de guerreira amazônica e desdizer um discurso que até então apregoava como vanguardista.

    Tudo pelo projeto partidário! Às favas para a verdade e o caráter!

    Será um longo dia das bruxas. rs*

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Nem tinha pensado nisso! Dia 31 de Outubro. Se, como parece, a Dilma ganhar, vai ser o verdadeiro DIA DA BRUXA!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, AnaKris, o seu comentário não merece reparos. Já nos conhecemos há algum tempo (ainda que pela internet) e você sabe da minha aversão pela classe política. À exceção de uma meia dúzia de três, nenhum político vale nada. Tudo o que é feito por eles traz embutido algum benefício pessoal, algum interesse particular. E na busca dos seus objetivos, eles não hesitam em mentir, corromper, etc, etc, etc.

    Mas confesso que jamais imaginei que uma mulher pudesse conviver com tanta facilidade num meio como esse. A falta de caráter de Dilma Rousseff, confesso, chega a me surpreender.

    Como disse, é uma pessoa capaz de vender a alma ao diabo, e isso me preocupa, porque o dia 31/10, data da realização do segundo turno das eleições, é o "Dias das Bruxas".

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Sergio!

    Por esse "projeto de poder" a que você se refere, não tenho dúvidas, Lula e aliados são capazes de qualquer coisa. Não foi por acaso que o Vereza disse no texto "Cristais Quebrados" que "há todo um lobyy nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder".

    Não sei se teremos alguma chance, mas concordo com você: "Será um longo dia das bruxas"!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  6. Se quer um presidente, é melhor esperar até 2014, rs. Afinal Serra não tem capacidade para liderar nosso país, assim como Dilma. Faça como eu, anule seu voto dia 31. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Carlos, meu filho, acorde! O máximo que podemos ter no Brasil em 2010 é um presidente que seja menos manipulado do que o Serra.

    Apróposito, publiquei um post no meu blog comentando o teu post (Eu quero um presidente que seja menos manipulado do que o Serra).

    semana boa

    ResponderExcluir
  8. Prezado Sílvio:


    Respeito a sua opinião, acredite, e concordo com ela, em termos.

    Até onde eu conheço o jogo político (e conheço muito pouco porque ele me dá nojo!) ninguém está livre da manipulação. Tudo depende do momento, da conveniência, dos interesses em discussão.

    Você diz que "o Serra é fantoche da burguesia, classe cuja missão na terra parece ser destruir a vida de quem realmente trabalha e gera riquezas para a humanidade". O que você chama de burguesia, a nível de Brasil, é claro, que é o objetivo da minha discussão?

    Na minha visão, perdoe-me seu eu estiver errado, a burguesia, aquela classe social que surgiu na Europa em fins da Idade Média a partir do desenvolvimento econômico e o aparecimento das cidades, e que gradativamente se infiltrou na aristocracia, passando a dominar a vida política, social e econômica a partir da Revolução Francesa, e acabou se firmando no decorrer do século XIX, não existe mais, pelo menos no Brasil.

    Você me pede pra acordar, mas eu já estou acordado. Aliás, não durmo direito há 8 anos. Acordado e muito assustado, creia, com o que está acontecendo no Brasil sem que as pessoas percebam.

    A “burguesia” brasileira está na classe política, que através dos conchavos, conluios e acertos garantidos pela corrupção que todos nós conhecemos, dá as cartas no nosso país, desde Salomão e a Rainha de Sabá. O grupo político que detém o poder no Brasil, da mesma forma que a classe a que me referi acima, vem expandindo seus tentáculos por todos os órgãos e instituições, com o objetivo único de dominar a nossa vida política, social e econômica. Eles nunca tiveram um projeto de governo, mas sim de poder!

    Pra seu esclarecimento, eu votei em Marina Silva, a melhor entre todos os candidatos que se apresentaram para o pleito que estamos discutindo. Mas não se iluda, como eu não me deixo iludir: as cabeças pensantes do PV devem estar esfregando as mãos de ansiedade com as propostas que podem vir dos partidos interessados no 2º turno das eleições, e aposto que Marina, mesmo discordando, será atropelada pelos interesses partidários. Essa é a regra!

    Você quer “um presidente que seja menos manipulado do que o Serra”? E quem seria ele? Dilma Rousseff, justamente a coisa mais manipulada (até mesmo na aparência) que já aconteceu numa eleição brasileira?

    Na minha opinião, você pode acreditar que sincera, Serra não é o candidato ideal, mas o menos pior, e como eu, por uma questão de caráter e cidadania, não posso anular o meu voto, ele é o meu escolhido para o 2º turno, porque não posso escolher a fraude que é Dilma Rousseff.

    Agradeço o comentário que você deixou no meu blog, o Dando Pitacos, e mais ainda por esta postagem aqui no Correio Gastronômico, aproveitando para dizer que é isso, e não radicalismo posto em prática por alguns, que enriquece e ajuda a desenvolver o processo democrático tão necessário à sobrevivência de um povo alegre e ordeiro como o brasileiro.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Caso houvesse desde o inicio demonstrado claramente seu pensamento, não teria perdido tantos votos e gerado insegurança, isto para ficarmos neste últimos dias, por que pelo histórico, a candidata Dilma não inspira confiança, ademais, quem não consegue gerenciar um lojinha de R$ 1,99, tem credencial para gerir uma nação

    ResponderExcluir
  10. Confiança ela não inspirar jamais, pelo menos no eleitor mais esclarecido, e sabe por quê? Porque é visível a mudança de rumo e de idéias de acordo com o interesse dela voto. Um candidato não pode ficar saltando de um lado para o outro pra se encaixar na opinião deste ou daquele eleitor: ou você é ou não é!

    E como você bem coloca, Zango, como posso confiar a administração do meu país a alguém que não conseguiu gerenciar uma lojinha de R$ 1,99?

    Um abraço, Zango, e obrigado pela participação...

    ResponderExcluir
  11. Não resta duvida que Dilma mudou o discursso simplesmente para captar mais votos, ela não tem opinião propria, é incrivel o que as pessoas fazem pelo poder lamentavel simplesmente lamentavel.

    ResponderExcluir
  12. É realmente lamentável, Tristan!

    Mas essa é a rotina política brasileira. Quer mais? Veja nossa última postagem: "Lula, a mentira pelo voto".

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!