17 janeiro 2011

Wikipédia - 15 anos da maior enciclopédia online

A revista Época publicou interessante matéria sobre os 15 anos de existência do portal Wikipédia, um dos mais importantes do mundo, comemorado sábado último (15/01).

Segundo a reportagem, a enciclopédia livre foi muito criticada nos últimos 10 anos em razão da confiabilidade e precisão de seus aritigos, e isto porque, em tese, qualquer um pode editá-los, o que não foi suficiente para evitar o seu crescimento e fazer com que ela se tornasse parte cotidiana da vida online: um dos 10 sites mais acessados do mundo e principal repositório online do conhecimento humano. É claro que imprecisões ocorrem, mas elas estão muito abaixo do que se podia imaginar, e são corrigidas rapidamente.

Ainda de acordo com a revista, “uma pesquisa na Pew divulgada na quinta-feira (13) mostra que 53% dos usuários de internet dos Estados Unidos acessam regularmente a Wikipédia para buscar informações. Isso não é muito menos do que os 61% dos americanos que usam redes sociais com regulariedade, ou dos 66% que assistem a vídeos no YouTube. Claro que a maior parte dos usuários vai apenas consumir informações e não editar a Wikipédia, mas essa é uma característica comum das mídias sociais ou interativas”.

Segundo dados apurados por Época, “a campanha anual por recursos da Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que gere a Wikipédia e seus sites irmãos, como o Wikiquote e o Wikibooks, é um exemplo de como a interação com os usuários da internet tem aumentado. Em 2009, a fundação arrecadou US$ 8,59 milhões a partir de 230 mil doações. Em 2010, foram US$ 16 milhões, com 500 mil doações de 140 países. Esse dinheiro serve para manter a Wikipédia no ar sem a necessidade de propagandas, o único site entre os 10 maiores sem publicidade”.

Para melhor visualização, clique sobre a imagem

Mas a coisa não pára aí. A Wikipédia que ir adiante e vai abrir na Índia o seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.

- A coisa mais importante é aumentar a diversidade de línguas, afirmou esta semana Jimmy Wales, fundador da Wikipédia. De acordo com ele, a porcentagem de artigos em inglês já caiu de 30% para 20%. Além disso, Wales espera que o site aumente nos próximos anos parcerias com universidades, bibliotecas, museus e ganhe mais presença na internet móvel.

Para nós aqui no Dando Pitacos as consultas à Wikipédia são uma constante. E você o que acha do portal?


Fonte: Revista Época (nº 661 - 17 janeiro 2011)

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Eu acesso a Wikipédia sempre quando tenho duvidas e acredito que este portal estão enfrentando um batalha para se manter sem dinheiro e sem publicidade com apenas arrecadações, espero que a Wikipédia se mantenha por muitos e muitos anos.

    Wikipédia é uma Década e meia de informação.

    Ótimo post gostei bastante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Hugo!

    Como dissemos na postagem, nós também utilizamos a Wikipédia constantemente.

    Um abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!