02 fevereiro 2011

Doce revolta

Foto: AFP
A prefeitura de Kiev deu a conhecer um plano, prevendo a Eurocopa de 2012, para proibir os moradores de aparecerem nus ou seminus nas sacadas de seus prédios. Por conta conta disso, ativistas do grupo feminista ucraniano Femen mostraram cartazes nesta terça-feira (01/02) onde se podia frases do tipo "sacadas são propriedade privada".

Foto: EFE
Segundo as autoridades locais, o objetivo da medida é embelezar as cidades durante a competição esportiva a que nos referimos, principalmente nos prédios localizados em um raio de 0,5 km dos estádios em que serão realizados jogos. Assim, as sacadas não poderiam ser usadas para secar roupas, depositar objetos pessoais, entre outras coisas.

Foto: EFE
Revoltadas, dez integrantes do grupo ucraniano Femen, famoso por protestos de topless, usaram suas armas nesta terça-feira em Kiev, capital do país. Mesmo com um terrível frio de -5ºC, elas apareceram com os seios de fora em uma sacada no centro da cidade, gritando: “Nossa sacada é nosso castelo! Queremos andar na sacada de roupão! Sacada é propriedade privada!”.

Quanto às sacadas eu não sei, mas adorei o protesto! E você, o que acha?

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

  1. kkkk.......
    ah, desta vez Roberto, as fotos que traz ganham das minhas...rs......e, pela primeira vez,não me incomodo de não tê-las tirado!! kkk...........
    Ou talvez eu até gostasse de ter a idade delas para poder estar lá! kkk........
    Abraço e boa noite!
    Vera.

    ResponderExcluir
  2. Você é ótima, Vera!

    Infelizmente ganham das minhas também, e confesso: não me importaria de tê-las tirado. Nem um pouco!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Pra utilizar essa forma de protesto, a mulherada da Ucrânia, tem que ter mesmo muito peito.

    ResponderExcluir
  4. E as fotos não deixam dúvidas, Airton!

    Peito é o que não falta na Ucrânia!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Como diria a copelia, personagem vivido pela atriz Arlete Salles do programa de humor da globo saí de baixo,
    Prefiro não comentar!!!! kkkk!


    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Por que não, Ediléia?

    Afinal, é apenas um protesto! Aliás, é preciso muito "peito" pra fazer um protesto desse tipo numa temperatura de - 5º, você não acha?

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  7. Também... com essas armas...
    As ucranianas estão bem saidinhas por sinal...não respeitam nem o inverno!...
    Vera, os tempos andam mudados!

    ResponderExcluir
  8. Você tem razão, professor Expedito!

    E quando elas vão à "luta" vão armadas até os dentes, quero dizer... você entendeu, não?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Meu querido Carlos:

    Fiz questão de vir comentar esta postagem e te mostrar a notícia mostrada hoje (25/04) no G1.

    Você chegou muito primeiro que eles!!!

    "Elas estão regularmente em fotos nas agências de notícias e nas páginas dos tabloides – sempre com os seios às mostra. As garotas do grupo Femen, uma organização feminista ucraniana, descobriram que mostrar o corpo é uma das melhores maneiras de chamar a atenção para suas causas. Mas quais são mesmo sua causas?

    São as mais diversas, como explica à reportagem do G1, em Kiev, uma das líderes do movimento, Inna Shevchenko, estudante de jornalismo de 20 anos. Por isso, até duas vezes por semana elas estão em algum lugar público mostrando os seios.

    Já foram alvos o governo ucraniano, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, por causa de suas supostas peripécias sexuais, assim como o líder iraniano Mahmoud Ahmadinejad, por não livrar Sakineh Mohammadi Ashtiani da condenação por apedrejamento. Na última semana, elas lembraram os 25 anos do acidente de Chernobyl e protestaram contra o uso da energia nuclear. “Claro que protestamos contra tudo. O que queremos é ter uma voz”, diz Inna.

    Mas por que optaram por protestar topless? Não é contraditório mostrar o corpo, atraindo olhares masculinos, quando a intenção é valorizar a mulher? Inna conta que antes elas organizavam protestos vestidas normalmente, mas viram que não tinha nenhuma repercussão, por isso resolveram radicalizar. “Quando uma mulher tira a roupa, é porque algo muito sério aconteceu. Aí as pessoas querem saber o que é”, explica a jovem.

    Sua mãe chora toda vez que vê a filha na imprensa, sendo presa, como já aconteceu incontáveis vezes. “Minha mãe cresceu sob o comunismo. Para ela já não era normal protestar, quanto mais mulheres protestarem. Mulheres protestarem sem roupa, então, é uma loucura para ela”, conta.

    A polícia impede suas manifestações com base numa lei ucraniana que proíbe mostrar “genitálias” em público. “Mas seio não é genitália”, argumenta Inna. Além disso, homens podem sair sem camisa e mulheres tomam sol sem a parte de cima do biquíni, então por que não podem protestar assim?

    As garotas do Femen querem romper com o feminismo tradicional. “Aquele era para as mulheres serem iguais aos homens. Nós não – queremos ter o nosso lugar sendo mulheres. Por isso mostramos como somos sexy”. Atualmente o Femen tem 300 integrantes - 30 delas fazem protestos topless e se denominam as “guerreiras” do grupo. A média de idade é de 22 anos, mas há uma integrante de 63 anos.

    Inna conta que os homens que assistem às manifestações nunca tentaram fazer alguma bobagem ou se aproveitar. No máximo, tiram fotos com o celular. A integrante do Femen também garante que o fato de que a grande maioria das “guerreiras” serem bonitas é uma coincidência e que não há seleção com base na aparência das militantes. “Olhe à sua volta – todas as ucranianas são bonitas. Não somos agência de modelo”, afirma".

    Parabéns, Carlos!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!