02 fevereiro 2011

Você é uma pessoa auditiva, cinestésica ou visual?

O ser humano vive numa eterna procura do que possa ser melhor para a sua vida, a sua existência, não é verdade? Por isso queremos lhe fazer uma pergunta: você por acaso sabe o que são sistemas representacionais? Não? Nunca ouviu falar? Então fique sabendo que são eles, os sistemas representacionais, que determinam os nossos gostos, preferências, relacionamentos e o nosso comportamento. Nossa personalidade é construída através dos estímulos marcantes que acontecem durante toda a nossa vida.

- Nossos cinco sentidos são constantemente estimulados, e é a partir deles que nós aprendemos do que gostamos ou não – afirma Silvia Maria Pereira Ramos, terapeuta em neurolinguística.

Por mais que esse estímulo aconteça em todas as pessoas, a sensibilidade de cada indivíduo a cada sentido é diferente. Há três tipos de perfis que definem que tipo de sentido é mais aguçado em cada pessoa: o auditivo, o cinestésico e o visual. De acordo com Silvia Maria, essa classificação não é rígida. Algumas pessoas são auditivas em um período da vida, e quando passam por algumas situações, passam a ser cinestésicas, por exemplo. Por isso, ao classificar alguém como visual, devemos dizer que "ele está em uma época visual" e não "ele sempre será visual".

Nem que seja por uma simples curiosidade, aposto que você gostaria de saber em qual desses sistemas representacionais você se encaixa no momento. Afinal, você é uma pessoa auditiva, cinestésica ou visual? Faça o teste e descubra, clicando aqui. Depois, é claro, deixe o seu comentário, até porque queremos saber qual a melhor forma de lhe agradar.


Fonte: Minha Vida

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

11 comentários:

  1. Olá Roberto querido!
    Meu perfil deu que estou num momento sinestésico! Não sei...Eu tenho comigo que tenho um pouco dos três tipos, mas não vou questionar o teste...rsrs. De repente é aquilo que está escrito mesmo: só estou vivendo uma fase onde esse perfil está predominando. Neurolinguística era uma matéria que adorava na faculdade! Se aprende muito sobre o comportamento humano, a partir de uma linguagem corporal...É muito interessante!
    Adorei a matéria!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc quis dizer: momento cinestésico, e não momento sinestésico. O artigo fala o tempo todo em Cinestésico, e não Sinestésico. Favor consultar a diferença entre um e outro! Boa sorte!

      Excluir
    2. O certo é como a autora do artigo escreveu: sinestésico que é um cruzamento de sensações. A Jackie Freitas como certeza fez o teste no site indicado e escreveu tal como a autora do artigo.

      Excluir
  2. É verdade, Jackie!

    Eu também achei o assunto muito interessante, tanto que resolvi publicar o texto. Já li muito sobre Neurolingúistica, até pela necessidade de compreender ou enxergar melhor a atitude de algumas pessoas. Afinal, como advogado, lido diariamente com pessoas e seu comportamento.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Texto é tremendo me da a certeza de que eu estou no caminho certo para fazer faculdade de psicologia,o assunto é muito interessante.

    Bem, acho que tenho um pouco dos três, isso da um certo equilíbrio.

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Ediléia!

    Corra atrás do seu sonho!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana, isso explica por que somos e agimos de determinada forma. Obrigada pela contribuição! Um abraço,e se quiser visitar o meu blog, será muito bem-vinda! http://www.qbonecadoll.blogspot.com
    Daniella.

    ResponderExcluir
  6. Estava lendo lendo um artigo um artigo sobre educação, discordei de tudo, o achei muito generalizado, mas ao mesmo tempo, ele enaltecia que faltam as escolas observar as aprendizagens auditiva, visual e cinestésica e fui aprofundar. Acabei encontrando o teste e foi maravilhoso, descobri porque irrito-me com conversas acima do volume, sejam de alunos, do meu marido... Sou auditiva visual. Resultados 5-5-3.
    Agora tratarei de desenvolver meu canal cinestésico.
    Também irei realizá-los com meus alunos.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo lendo um artigo um artigo sobre educação, discordei de tudo, o achei muito generalizado, mas ao mesmo tempo, ele enaltecia que faltam as escolas observar as aprendizagens auditiva, visual e cinestésica e fui aprofundar. Acabei encontrando o teste e foi maravilhoso, descobri porque irrito-me com conversas acima do volume, sejam de alunos, do meu marido... Sou auditiva visual. Resultados 5-5-3.
    Agora tratarei de desenvolver meu canal cinestésico.
    Também irei realizá-los com meus alunos.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço por compartilhar este conteúdo em seu blog! :)

    Estou iniciando um blog (http://sonharcomalgo.com/) que abordar a ciência dos sonhos. Um assunto bastante interessante.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço por compartilhar este conteúdo conosco!

    Estou iniciando um blog (http://sonharcomalgo.com/) que abordar a ciência dos sonhos. Um assunto muito interessante.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!