09 março 2011

A Beija-Flor e a simplicidade do Rei

A Beija-Flor acaba de se sagrar campeã do Carnaval carioca de 2011. É o 12º título da escola de Nilópolis - RJ, conquistado, ninguém pode negar, com a ajuda de Roberto Carlos, o rei da música romântica e da Jovem Guarda.

Com um desfile que contou a trajetória do cantor, a escola de samba da Baixada Fluminense liderou a apuração realizada na tarde desta quarta-feira (09/03) no Sambódromo - RJ, e simplesmente atropelou as adversárias, ficando a apenas dois décimos abaixo da nota máxima. Quase um ponto e meio atrás da campeã, a Unidos da Tijuca, primeira colocada do ano passado, ficou com o segundo lugar, seguida pela Mangueira, cujos carnavalescos, liderados por Ivo Meirelles, abandonaram o local de votação antes que ela chegasse ao final, numa atitude grosseira e própria de quem não sabe perder.




Última a se apresentar na segunda noite do carnaval carioca, a Beija-Flor entrou na avenida diante de uma platéia emocionada com a presença de Roberto Carlos, que acenava com bandeirinhas e rosas do tipo que o cantor distribui durante seus shows. O desfile, de uma hora e 17 minutos de duração, começou às 5h16 e encerrou às 6h32 de terça-feira.

O enredo Roberto Carlos: A simplicidade de um rei levou calhambeques, lambretas e imagens religiosas para a passarela do samba, num total de oito carros alegóricos e 4 mil componentes, divididos em 47 alas. O samba-enredo foi interpretado por Neguinho da Beija-Flor.




A infância do Rei, vivida no município de Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo - ES,  era tema da comissão de frente, representada por um Roberto menino que perseguia componentes que simbolizavam notas musicais. Eles entravam na escultura de um imenso rádio antigo, onde sumiam e reapareciam com a atriz Claudia Raia, que representava todas as musas inspiradoras do Rei. O carro da Jovem Guarda trouxe como destaque os companheiros de Roberto no movimento musical.

Os integrantes da bateria da escola, comandada pelos mestres Plínio e Rodney, vieram vestidos como comandantes do cruzeiro Emoções em Alto-Mar, onde o Rei se apresenta há 7 anos. A ala das baianas, todas vestidas com rosas vermelhas, representou o amor e a paixão das músicas de Roberto Carlos.

O romantismo esteve presente em quase todo o desfile. Cantoras como Hebe Camargo, Alcione, Fafá de Belém, Rosemary e Fernanda Abreu, que participaram do projeto Elas cantam Roberto, desfilaram no quarto carro da Beija-Flor.

- Desfilar em homenagem ao Roberto foi mais do que um prazer, foi uma grande honra - disse Hebe após a apresentação da escola.




Fundada em 1948, a escola representada pelas cores azul e branca foi campeã do carnaval carioca nos anos de 1976, 1977, 1978, 1980, 1983, 1998, 2003, 2004, 2005,2007, 2008 e 2011. No ano passado, a Beija-Flor ficou em terceiro lugar, atrás de Acadêmicos de Grande Rio e da campeã Unidos da Tijuca


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin