24 março 2011

Criminosos fardados

Ninguém está aqui para fazer a defesa de bandidos. Muito pelo contrário! Sou a favor, inclusive, da pena de morte, que seria perfeitamente viável se tivéssemos uma polícia e um aparelho judiciário equipados a contento. Se assim fosse, a sociedade brasileira poderia começar a se livrar de bandidos irrecuperáveis, que chefiam quadrilhas e determinam quem deve viver ou morrer de dentro das penitenciárias ditas de "segurança máxima". Uma vergonha!

Mas não se pode admitir a barbárie, a lei da selva, o "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Não se consegue admitir os abusos contra os direitos humanos. E o pior de tudo: como aceitar que a vítima da agressão seja incluída num programa de "proteção à testemunha" enquanto o criminoso está nas ruas?

É esse, exatamente, o caso do adolescente de 14 anos abordado por policiais militares da Força Tática de Manaus - AM, que foi humilhando, agredido e mesmo desarmado, levou 5 tiros. O crime ocorreu na madrugada do dia 17 de agosto de 2010, no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte da capital do Amazonas - AM. As imagens, gravadas pela câmera de segurança de uma empresa próxima ao local, foram entregue às autoridades e divulgadas ao público nesta semana.

A investigação chegou ao adolescente que aparece no vídeo sendo acuado e baleado à queima-roupa. Segundo sites de notícias locais, apesar de ter levado três tiros de uma pistola PT.40, ele sobreviveu, mas fugiu do bairro com a família por medo dos policiais. 

As imagens e os dados obtidos na apuração foram entregues ao Ministério Público Estadual - MPE, e resultaram em uma investigação coordenada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado. 

De acordo com as imagens, na madrugada de 17 de agosto de 2010, policiais militares da Força Tática - FT paravam as pessoas que passavam pelo bairro. De repente, um dos policiais militares aparece examinando uma arma, que é passada a outro policial. Surge então um garoto de camisa vermelha e bermuda clara. Começa a sessão de violência e tortura psicológica. 

Um policial rouba, é isso mesmo, rouba um cordão e uma pulseira do adolescente, que leva um soco, é cercado pelos policiais que sacam suas pistolas. Desarmado, ele fica acuado entre o muro e os policiais. Uma arma é apontada para seu rosto. O menino empurra o cano do revólver e tenta se esquivar. O policial militar se aproxima, olha para os lados, certamente para verificar se não estava sendo observado, aponta e atira no tórax do menino. 

O tiro atinge o menino na barriga. Ele tenta fugir, mas é seguido pelo policial, que atira novamente. Mesmo baleado o adolescente ainda se mantém de pé. Quando o policial se preparava possivelmente para o tiro de misericórdia, um outro policial militar intervém e atira para o ar, colocando-se entre o colega de farda e o garoto ferido. 

Em sua defesa, como acontece na maioria das vezes, os policiais militares disseram que o adolescente era um “soldado do tráfico” e que atiraram para se defender, pois tinham sido recebidos a bala, o que as imagens do vídeo que você vê logo aí abaixo mostram ser uma descarada mentira. O que a gente não entende é porque esses bandidos travestidos de "otoridades" continuam soltos. O que espera a justiça do Amazonas - AM, diante das imagens do vídeo, para enfiar na cadeias estas bestas humanas?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin