20 março 2011

A maior Lua dos últimos 18 anos

Foto: Noah Seelam (AFP Photo)

Essa foi a imagem captada por Noah Seelam no céu da Índia na noite deste sábado (19/03), quando a Lua atingiu o perigeu, momento em que ela mais se aproxima do nosso planeta. Nesse momento, segundo os especialistas, ela fica até 50 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu, ponto de maior distância da órbita elíptica que ela executa. O flagrante foi colhido na cidade Hyderabad. Foi a maior Lua dos últimos 18 anos!

Ao contrário do que pensam alguns, a órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência com o nosso planeta no centro, mas ovalada, e é denominada elipse. Assim, a Terra ocupa um dos pontos dessa elipse e como a distância entre ela e a Lua não é constante, há momentos em que os dois astros estão mais próximos ou mais distantes um do outro, o que também acontece em relação a todos os planetas do Sistema Solar e o Sol.

Quando a Lua atinge o ponto de máxima aproximação da Terra, dizemos que ela está no perigeu, e denominamos apogeu quando ela aparece no ponto de máximo afastamento. A diferença entre apogeu e perigeu é de aproximadamente 50 mil quilômetros.

No sábado, o brilho da Lua foi cerca de 33% mais intenso, e seu diâmetro aparentemente 14% maior que o normal, o que os habitantes das grandes cidades, regiões mais iluminadas, sequer devem ter percebido, ao contrário do que aconteceu nas regiões mais escuras, na periferia dos grandes centros, onde sua luminosidade foi simplesmente fantástica.

Logo, feliz de quem assistiu ao fenômeno, porque outro espetáculo dessa natureza só daqui a 18 anos. Uma pena, principalmente para os corações eternamente enamorados, você não acha?

Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin