06 maio 2011

Osama Bin Laden ataca no Facebook

De acordo com a agência de notícias Reuters, mensagens que prometem mostrar vídeos com imagens da morte de Osama Bin Laden estão sendo usadas por crackers para espalhar links maliciosos. Ainda segundo a mesma agência de notícias, os usuários do Facebook são os alvos principais, como já aconteceu muito no Orkut, eles vêm recebendo mensagens privadas em nome de pessoas conhecidas, pedindo que copiem códigos maliciosos através dos quais poderão visualizar vídeos com cenas da morte do terrorista.

Ao seguir as instruções contidas nas mensagens, o internauta dá total acesso de sua conta aos crackers. O chefe de pesquisas da empresa que fabrica o antivírus F-Secure, Mikko Hypponen, afirma que os crackers têm usado as próprias contas roubadas para propagar o vírus e enviar spam aos amigos dos usuários infectados. Além do Facebook, eles também estão usando e-mails carregados com links contaminados.

Este tipo de campanha maliciosa se aproveita de eventos noticiosos para propagar vírus e roubar dados. De acordo com Hypponen, outras modalidades de infecção via web usaram o casamento de Kate Middleton e o Príncipe William e o tsunami no Japão como chamariz.

- Acredito que as tentativas de ataques usando a morte de Bin Laden devam persistir por alguns meses, concluiu.

Nesses casos, a solução é simples: não clique em nenhum link sem antes confirmar sua procedência. Afinal, seguro morreu de velho, não é verdade?



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin