19 maio 2011

A verdade sobre a educação no Brasil

A professora potiguar Amanda Gurgel, virou heroína na luta por melhores salários da classe nas redes sociais. Ela simplesmente calou os deputados do Rio Grande do Norte – RN em uma audiência pública que discutiu a crítica situação da educação naquele Estado brasileiro. O vídeo onde ela aparece já tem mais de 215 mil visualizações no You Tube, e desde o começo da tarde de ontem (18/05) seu nome está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.

Em sua fala simples, sem a demagogia dos políticos profissionais, Amanda Gurgel faz um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil, mostrando seu contracheque de R$ 930 reais.

- Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930.

Na seqüência de seu depoimento, a professora ressalta que tornar público o seu salário não a constrange, e que os deputados é que “deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não agüentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade".

Sempre me bati em relação a isso: todas as vezes que alguma coisa errada acontece no Brasil, políticos e autoridades se apressam em dizer que “providências serão tomadas”, “cabeças vão rolar”, ou ainda, “fatos como esse não se repetirão”. Essa é a retórica dos políticos. Mas nada muda, e a sociedade nada faz! O que diz o Ministério da Educação? Ele acha que "nós só fala" besteira...

Assista ao vídeo e deixe o seu comentário.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin