28 junho 2011

Happy Feet: o pinguim fujão

Foto: AP
Num mundo de tanta violência e maus exemplos, principalmente contra o meio ambiente e os animais, uma notícia boa: um jovem pinguim Imperador extraviado foi encontrado na praia de Peka-Peka – Wellington – Nova Zelândia na segunda feira da semana passada (20/06), onde ele chegou exausto depois de nadar cerca de 3 mil quilômetros, já que partiu do pólo sul.

Happy Feet, como vem sendo chamado, teve o estômago operado para remover a areia que ele ingeriu pensando que era neve. Os pinguins ingerem neve para se hidratar e manter a temperatura do corpo, e de acordo com os veterinários do zoológico de Wellington, onde ele foi tratado, a areia ingerida estava se acumulando em seu corpo e fazendo com que ele ficasse letárgico.

Os especialistas relutavam em submeter o animal a uma operação, porque Happy Feet, que tem cerca de dez meses de idade, parecia gozar de boa saúde, mas sua condição foi piorando e os veterinários decidiram trasladá-lo para o zoológico de Wellington para as operações. Seu drama logo ficou conhecido e centenas de pessoas foram até o zoo para assistir à endoscopia a que ele foi submetido por um renomado gastroenterologista do hospital local.

Foto: AP

Após uma lavagem estomacal para retirar a areia e pequenos gravetos de seu sistema digestivo, Happy Feet vem se recuperando bem e já está se movimentando melhor do que quando foi levado ao zoológico.

– Esperamos que agora o resto das substâncias que ele ingeriu seja eliminado naturalmente, disse a veterinária Lisa Argilla ao jornal New Zealand Herald. Happy Feet está tomando remédios para acelerar sua digestão e passará por um raio-x na quarta-feira para que a equipe possa checar o progresso. Um empresário que viajará para a Antártida em fevereiro do ano que vem ofereceu-se para levá-lo e o devolver ao seu habitat. Funcionários do zoológico, no entanto, acham que ele talvez não possa esperar tanto e tenha que ser levado para a região sub-Antártica antes disso.

Esta foi a primeira vez, em mais de 40 anos, que um pinguim Imperador foi visto na Nova Zelândia. Segundo o jornal New Zealand Herald, a última vez que um espécime desses chegou ao país foi em 1967, na praia de Oreti, na ilha Sul.

– É incrível ver um destes pinguins na costa de Kapiti. Animais incomuns da Antártida visitam nossas praias às vezes, mas não sabemos bem o porquê – disse ao jornal o porta-voz de biodiversidade do Departamento de Conservação neozelandês, Peter Simpson.

O pinguim Imperador pertence à maior de todas as espécies de pinguins e pode chegar a mais de um metro de altura quando adulto. Happy Feet está sendo alimentando com um tipo de milkshake de peixe e dormindo em uma cama de gelo.

Aliás, esses encantadores bichinhos são famosos e já viraram astros do cinema. Confira!




Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin