29 junho 2011

Novos hits fazem renascer o saxofone

O saxofone, também conhecido como sax, é um instrumento de sopro e foi inventado em 1840 (patenteado em 1846) pelo belga Adolphe Sax, um fabricante de instrumentos que viveu na França no século XIX.

Ao contrário do que normalmente acontece, o sax não é uma evolução de instrumentos mais antigos, simplesmente porque foi inventado. Seu criador, como já dissemos, foi Adolphe Sax, filho de um fabricante de instrumentos musicais, que aos 25 anos foi morar em Paris, onde começou a trabalhar em novos projetos e criou o saxofone, em 28 de julho de 1840, e ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficlide, instrumento de sopro com doze chaves e uma extensão de três oitavas, inventado por Frichot, em 1880.

Apesar do tempo decorrido desde a sua criação, o instrumento guarda seus modelos e formatos originais, resistindo a todas as tentativas de mudanças.

Outro detalhe interessante: embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, já que seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

O som do sax é único, e reúne propriedades tanto dos instrumentos de madeira quanto dos de metal, razão pela qual logo foi adotado por vários músicos. Ele tem a mesma capacidade de instrumentos como o clarinete e uma potência sonora tão grande quanto à das cornetas. Seu timbre é dos que mais se assemelham à voz humana.

O portal G1 publica hoje uma interessante matéria sobre o saxofone, onde afirma que o instrumento, de ícone do jazz, chegou a patinho feio do pop, mas ensaia uma volta aos iPods e pistas de dança, já que resgatado das salas de espera de consultórios e anúncios de motéis por hits recentes de Lady Gaga (The edge of glory) e Katy Perry (Last friday night). Ele estaria em fase de renascimento, o que teria sido confirmado por mestres do sopro ouvidos pelo portal.

- Sinto as pessoas com sede de ouvir saxofone de novo. O instrumento passou um tempo na gaveta e voltou a ser uma opção para quem está fazendo coisas novas - atesta George Israel, 51 anos, centroavante do rock com saxofone no Brasil.

Com o Kid Abelha, Israel ajudou a tornar o instrumento pop com hits como Pintura íntima, No seu lugar e Eu só penso em você. Mas até a banda deixou o sax meio de lado por um tempo.

- Passei a tocar outros instrumentos no show - lembra o músico, que além do Kid Abelha, empunha o sax em apresentações com DJs.


Aí o G1, num belo trabalho de edição que você vê na foto acima, apresenta a “linha do tempo” e os 10 hits relacionados ao instrumento, onde comete pelo menos duas grandes injustiças, já que não inclui entre os seus escolhidos duas “feras” do saxofone em todos os tempos: o brasileiro Leo Gandelman e o norte-americano David Sanborn, cujas performances podem ser avaliadas nos vídeos abaixo. Confira, e deixe o seu comentário.






Fontes: G1 e Wikipédia



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin