30 junho 2011

Bugatti Veyron: um carro de três milhões e meio de reais

Você em alguma ocasião imaginou um carro com 1001 cavalos de potência, motor W16, 4 turbo-comprimidos, 10 radiadores, que pode sair de 0 a 100 km por hora em apenas 2,5 segundos, e que se você não desmaiar e continuar com o pé na tábua é capaz de atingir 405 km por hora? Não? Pois ele existe...

Com seus 16 cilindros de quatro rodas motrizes, o Bugatti Veyron 16.4 é o carro  mais sofisticado de todos os tempos. A maioria de seus componentes são inovações engenhosas jamais imaginadas.

Podendo atingir uma velocidade máxima superior a 400 km por hora, o Veyron é inigualável na categoria esporte super. Ele oferece um total de 736 kW (1001 HP, como informado acima), e suas reservas de energia ampla, mesmo em altas velocidades são impressionantes: para manter uma velocidade constante de 250 km por hora, o Veyron só precisa 270-280 HP, o que significa que a transmissão de embreagem de 7 engrenagens trabalha com um torque de até 1.250 metros de Newton. O Programa Eletrônico de Estabilidade garante a necessária flexibilidade e capacidade de manobra a qualquer velocidade. O Veyron atinge velocidades que o poderiam fazer voar literalmente, não fosse por sua aerodinâmica engenhosa, que o mantém firme no solo, mesmo em plena velocidade. 

Aí você pode pensar que a máquina, pela velocidade que alcança, não pode ser brecada com facilidade, mas seus freios de cerâmica o fazem parar mais rápido do que ele pode acelerar, pois enquanto ele leva apenas 2,5 segundos para ir de 0 a 100 km por hora, seu tempo de freada é ainda menor - apenas 2,3 segundos - para vir a uma paralisação de 100 (ponto de referência). 

Pois é esse carrinho, o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport, batizado de L'Or Blanc (O Ouro Branco, em francês), que a Bugatti apresentou hoje (30/06) em Berilm – Alemanha.

O novo acabamento do esportivo de luxo foi concebido em parceria com a Königliche Porzellan-Manufaktur Berlin (Fábrica Real de Porcelana Berlim). Por esse motivo, o carro tem desenhos e elementos inspirados em porcelanas. A exclusividade faz com que o modelo custe 1,6 milhão de euros (R$ 3.630.720). Quem se habilita?









Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin