13 junho 2011

Imagens premiadas da vida selvagem

Segundo o portal Wikipédia, “por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.

Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem".

Fiz essa introdução pra dizer a vocês que o Museu Smithsonian de História Natural, em Washington - EUA, estará exibindo, até o dia 25 de setembro, as fotos vencedoras do concurso anual Windland Smith Rice International Awards, da revista Nature's Best Photography, que escolhe as melhores imagens da vida selvagem ao redor do mundo, que recebeu mais de 20 mil inscrições vindas de 56 países.

As fotografias capturam cenas do cotidiano de animais em florestas, geleiras, planícies, montanhas e oceanos de todo o mundo, e segundo o museu, mostram “a paixão e a dedicação de fotógrafos da natureza”. 

O júri do concurso, que foi formado por três profissionais do ramo, escolheu as 147 melhores fotografias em 19 categorias, que incluíram “Zoológicos e Aquários” e “Pessoas na natureza”. 

O ganhador do Grande Prêmio foi Peter Cairns, um fotógrafo escocês, cuja foto estampa uma águia-pescadora em plena ação na Finlândia. 

- A cada ano as imagens enviadas para a competição continuam a nos surpreender e impressionar. Na medida em que a tecnologia digital evolui, melhora também a qualidade das imagens produzidas – disse Steve Freligh, fundador da revista Nature's Best Photography e presidente do comitê da premiação.

Veja as imagens escolhidas.


Imagem vencedora do Grande Prêmio, mostra uma águia-pescadora em ação
(Foto: Peter Cairns / naturesbestphotography.com)

Foto de Cristina Mittermeier mostra um caranguejo da ilha de Madagascar, na África
(Foto: Cristina Mittermeier / naturesbesphotography.com)

Um urso polar do Ártico se sacode para secar o pelo
(Foto: Eric Coomes / naturesbestphotography.com )

Um beija-flor se defende do ataque de uma víbora, na Costa Rica.
(Foto: Bence Máté / naturesbestphotography.com)

Vencedora da categoria de "Foto Digital Criativa", a montagem de fotos acima mostra a preparação pulo de um sapo entre duas plantas, na Espanha
(Foto: Francisco Mignorance / naturesbestphotography.com)

A melhor foto da categoria de "Pássaros", mostra três águias carecas, duas mais velhas e uma mais nova, no Estado do Alaska, nos Estados Unidos
(Foto: Albert Valentino / naturesbestphotography.com)


Fontes: Wikipédia e G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin