27 janeiro 2013

Incêndio em boate mata mais de 200 pessoas em Santa Maria - RS

Bombeiros combatendo o incêndio que atingiu a boate Kiss (Foto: Germano Roratto/Agência RBS) 

Segundo as últimas informações, o incêndio que atingiu na madrugada de hoje (27/01) a boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, já é responsável por cerca de 245 mortes, a maioria jovens universitários, número que pode aumentar no decorrer do dia, já que há centenas de feridos sendo atendidos nos hospitais da cidade.

Ainda não há notícias oficiais sobre o número total de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio, mas sabe-se que o local comportaria cerca de 2 mil. Como já frisado, a festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.

O trabalho de socorro às vítimas, que estão sendo removidas para as seis casas de saúde da região, vem sendo feito pela pelas polícias civil e militar, bombeiros e voluntários. O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, que tem uma unidade especializada em queimaduras, também receberá feridos.

- Estamos mobilizando todo o Estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande - explicou em entrevista à Rádio Gaúcha o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Informações preliminares dão conta de que o fogo teria começado por volta das 2h30m, quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento, causando as chamas, que se espalharam rapidamente, o que provocou pânico, razão principal das pessoas não conseguirem alcançar a porta de saída do estabelecimento. Não se sabe, também, se a boate tinha saídas de emergência. Mais grave que isso: as portas de entrada/saída foram trancadas pelos seguranças da casa de espetáculos. Junto delas estavam amontoados a maioria dos corpos das vítimas desta triste madrugada de domingo.

- Nós terminamos o rescaldo do local e estamos fazendo a remoção dos corpos. O IGP fará reconhecimento dessas vítimas. São mais de 40 anos de Bombeiros e poucas vezes vi uma tragédia nessa proporção - afirmou à Rádio Gaúcha o coronel Moisés da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin