06 julho 2011

Ajude a devolver o sorriso de uma criança

Lábio leporino é uma divisão no lábio superior, entre a boca e o nariz, que acontece quando as duas partes do rosto do bebê não se unem de forma adequada no curso da gestação. O lábio leporino varia de uma pequena fenda no lábio superior à total separação nos dois lados do lábio, que pode atingir até mesmo o nariz.

Já a fenda palatina surge quando o palato não se fecha completamente. Assim como o lábio leporino, apresenta graus bem variados de intensidade, que vão de uma pequena abertura no chamado palato mole à quase separação completa do céu da boca.

Não há pleno conhecimento acerca das causas que podem causar esses defeitos congênitos. Em alguns casos os bebês nascidos com uma fissura labiopalatina têm descendentes com o mesmo problema. Em outros, não há qualquer histórico do problema na família.

Estudos indicaram que mulheres que fumavam 20 ou mais cigarros por dia durante a gestação tinham mais que o dobro de chance de dar à luz bebês com lábio leporino e/ou fenda palatina. A mesma pesquisa afirmou que bebês apresentavam chances 8 vezes maiores de nascer com um ou o outro quando tinham pré-disposição genética para isso e a mãe tivesse fumado na gravidez.

Hoje, boa parte dos médicos no Brasil recomendam que a cirurgia para a reparação do lábio leporino seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê, desde que ele esteja saudável. Decidir pela operação não é fácil, mas muitos pais e mães preparam-se com antecedência para isso, já que exames de ultra-som durante a gestação podem revelar o problema.

A recuperação dos bebês que se submete à cirurgia é rápida, mas eles precisam fica internados por período que pode variar de 3 a 5 dias. Uma das vantagens da cirurgia imediata é o lado emocional, já que a mãe fica mais tranquila para investir na amamentação, o que contribui para seu sucesso.

No caso específico da fenda palatina, a reconstrução é recomendada após a criança completar 1 ano, porque envolve uma estrutura óssea que não deve ser mexida tão cedo, a fim de não comprometer seu crescimento. Alguns médicos preferem realizar o fechamento da fenda em duas cirurgias, com um intervalo de alguns meses entre as operações.

Assim, é uma das práticas mais usadas corrigir a parte do lábio e do nariz logo depois do nascimento e deixar o fechamento do céu da boca para depois de 1 ano.


No Rio de Janeiro - RJ, por exemplo, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, com entrada principal no Boulevard 28 de Setembro, nº 77 - Vila Isabel - RJ, vai fazer uma triagem nos dias 8 e 9 de agosto para selecionar crianças com possibilidades de se submeter à intervenção cirúrgica gratuita de correção do lábio leporino e da fenda palatina, o que deverá ocorrer no período de 12 a 16 do mesmo mês. Se você conhece alguma criança com esses problemas, não perca tempo:


Ajude a devolver o sorriso de uma criança!







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin