22 julho 2011

Aurora Boreal, o fenômeno mais espetacular do Planeta Terra

A aurora boreal, também conhecida com aurora polar, é um fenômeno ótico que aparece sob a forma de um brilho, observado nos céus noturnos das regiões polares em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial que se instala na Via Láctea em razão da alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

O nome aurora boreal foi escolhido por Galileu Galilei, em 1619, em homenagem a Aurora, a deusa romana do amanhecer, e a seu filho Bóreas, representante dos ventos do Norte ou luzes do Norte, nome mais comum entre os escandinavos. Ela ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Já em latitudes do hemisfério Sul o fenômeno é conhecido como aurora austral, nome escolhido por James Cook, numa referência direta ao Sul do globo terrestre.

A aurora boreal não é exclusiva da Terra, e é observada também em outros planetas do sistema solar, tais como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Ela pode ser reproduzida artificialmente em laboratórios ou através de explosões nucleares.

O desfile de imagens consiste num brilho difuso ou espécie de cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina é composta de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma, a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.

Foram exatamente estas raras imagens que o repórter Clayton Conservani e a equipe do Planeta Extremo foram buscar na Noruega, debaixo de um frio intenso e enfrentando situações de alto risco. Conservani diz que valeu a pena, pois foi como estar num sonho, ou vivendo algum tipo de alucinação. E você, o que acha?




Fonte: wikipédia



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin