Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e agora Amy Winehouse. Todos mortos aos 27 anos de idade. Talento e polêmica foram os detalhes principais de sua curta existência.
Amy Winehouse foi encontrada morta no último sábado (23/07), em seu apartamento na Inglaterra. Ela tinha 27 anos de idade. Seu trágico roteiro de vida pessoal e artística foi praticamente o mesmo de outros ídolos mundiais do rock e da música pop.
Com efeito, Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain também encerraram a carreira e a vida, quase sempre pelo envolvimento com bebida e drogas, antes dos 30, exatamente aos 27 anos de idade.
Jimi Hendrix morreu em 1970, também em Londres e em circunstâncias pouco esclarecidas. Sua fama surgiu na década de 60, quando ele mostrou seu talento no manuseio da guitarra. Muitos chegaram a considerá-lo um dos maiores guitarristas da história.
Espetacular intérprete do rock, também da década de 60, conhecida no mundo inteiro por sua voz rouca e singular, a cantora norte-americana Janis Joplin também não chegou aos 30 anos. Morreu em 1970, vítima de uma overdose de heroína.
Antes dela, exatamente em 1969, o ex-Rolling Stones Brian Jones foi encontrado no fundo de sua piscina, e declarado morto por afogamento. Ele tinha 27 anos.
Dois anos depois, em 1971, foi a vez do compositor e cantor Jim Morrison, vocalista e líder da banda The Doors, também morreu aos 27 anos. Ele estava afastado do grupo tentando se dedicar a outras atividades. Seu corpo sem vida foi encontrado em um hotel de Paris – França.
Cerca de 20 anos depois e também com 27 anos, Kurt Cobain, vocalista da banda de rock Nirvana, foi encontrado morto em sua casa, após dar um tiro de espingarda na cabeça. O cantor sofria de depressão e também fazia uso de drogas.
Drogas e bebidas quase nunca se explicam: a gente usa ou não usa! Mas como justificar a morte prematura de tantos astros e estrelas, principalmente no campo da música? E por que na mesma idade? Destino, maldição ou pura coincidência?
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |