12 agosto 2011

A fúria do Etna, um dos maiores vulcões do mundo

Foto: Orietta Scardino
European Pressphoto Agency
Localizado na região oriental da Sicília - Itália, entre as províncias de Messina e Catânia, o Etna é o vulcão ativo mais alto da Europa e um dos mais altos de todo o mundo, com cerca de 3.340 metros de altura, o que varia de acordo com as erupções. Ele é também a montanha mais alta da Itália ao sul dos Alpes. Sua base mede 1.190 km², com uma circunferência de 140 km, o que o torna 3 vezes maior que o Vesúvio.

É um dos vulcões mais ativos da Terra e está em constante erupção, podendo ser bastante destrutivo, apesar de nos últimos anos não ter causado grande risco à população que vive nas localidades próximas. Ao contrário, o solo vulcânico de seu entorno propicia ótimos campos para a agricultura, principalmente para os vinhedos e hortas espalhados na base de sua montanha e em toda planície ao sul da Catânia.


Na Roma Antiga, o Etna era conhecido como ÆTNA, nome possivelmente derivado do grego aitho, que quer dizer "queimar violentamente" ou do fenício attano. Os árabes deram à montanha o nome de Gibel Utlamat, que significa "a montanha de fogo", o que mais tarde gerou a corruptela Mons Gibel. Traduzindo os dois elementos (árabe e romano), tem-se a "montanha montanha", repetição que na língua siciliana siginifica "grandeza". Além do cone principal, o Etna tem 700 cones secundários.

As frequentes e por vezes dramáticas erupções fizeram do Etna um tema constante na mitologia clássica, que traça paralelos entre ele e diversos deuses e gigantes das lendas das culturas romana e grega. Éolo, o rei dos ventos, teria confinado os ventos em cavernas sob o Etna. O gigante Tifão, de acordo com o poeta Ésquilo, teria sido preso sob o vulcão, o que acarreta suas erupções. Outro gigante, Encéfalo, revoltou-se contra os deuses e foi morto, sendo sepultado sob o Etna.

Diz-se também que Vulcano ou Hefesto (no grego), deus do fogo e da forja, tinha sua fundição sob o Etna, e atraiu o deus do fogo Adrano para fora da montanha, enquanto os Ciclopes, utilizando uma forja, fabricavam raios para que Zeus usasse como armas. Supõe-se que o submundo grego, Tártaro, está localizado abaixo do Etna.

Mitologia à parte, o Etna entrou em erupção novamente na madrugada do último sábado (06/08), obrigando o fechamento do aeroporto de Catania. A atividade teve o seu ponto alto por volta das 22h de sexta-feira, com rios de lava descendo pela vertente do Valle del Bove, uma zona deserta. As imagens, que têm atraído a atenção da população local e de centenas de turistas que estão em férias na Sicília, são espetaculares, apesar de assustadoras.


Foto: Carsten Peter - National Geographic

Foto: Antonio Parrinello - Reuters

Foto: Marcello Paternostro - AFP - Getty Images

Foto: Marcello Paternostro - AFP - Getty Images

Foto: Carsten Peter - National Geographic


Fonte: Wikipédia



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin