30 novembro 2011

Comissão de Ética recomenda demissão de Carlos Lupi

Arte: Amarildo
E agora, Dilma? A recomendação unânime da Comissão de Ética Pública da Presidência da República é pela exoneração do falastrão Carlos Lupi, seu Ministro do Trabalho. O que fazer? Afastar ou continuar protegendo o aliado malfeitor? Se ele for preservado e o governo resolver esperar a reforma de gabinete prevista para janeiro próximo, a Comissão de Ética será desautorizada.

Além do cartão vermelho recomendado, o grupo decidiu também aplicar uma "advertência ética" ao ministro, iniciativa que se aplica quando o servidor ainda está no cargo, até porque quando ele já não exerce a função pública a punição acontece sob a forma de "censura ética", o que na verdade não tem qualquer efeito prático. Quando muito, ela "mancha" o currículo, mas como político não precisa disso...


De acordo com Sepúlveda Pertence, presidente da comissão, as explicações dadas por Lupi às denúncias apresentadas na imprensa no último mês foram "insatisfatórias". Ainda segundo Pertence, "nenhum fato em especial" motivou a decisão da comissão.

- Ele apresentou a sua defesa e a comissão entendeu que ele não tinha se explicado sobre toda a base das acusações - disse o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal - STF.

Por meio de nota oficial, a comissão esclareceu que que o caso de Lupi se encaixa no "suposto desvio ético revelado nas matérias" publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo", de 04 de novembro; em "O Globo", de 06 de novembro, e na revista "Veja", de 09 de novembro.

Ainda segundo o colegiado, as denúncias "apontam irregularidades em convênio e cobrança de propina no MTE", razão pela qual se "deliberou pela aplicação de advertência (...) e sugestão de exoneração dirigida à Presidenta da República".

Os motivos para a abertura do procedimento pela Comissão de Ética, o que aconteceu no dia 07 de outubro último, o Brasil inteiro já conhece: o xerifão do PDT é alvo de denúncias pelo uso irregular de um avião particular cujo aluguel teria sido pago por um dirigente de ONG que mantém contrato com o ministério, e de acusações sobre a existência de um esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs que mantêm convênios com o Ministério do Trabalho. Os recursos obtidos seriam usados para abastecer o caixa do PDT, como no mensalão que explodiu no governo anterior.

Aliás, esta é a segunda vez que a Comissão de Ética Pública recomenda a exoneração de Carlos Lupi do cargo. Em 2007, o colegiado pediu a saída do ministro, que já estava à frente do Ministério do Trabalho, ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por considerar incompatível o acúmulo da função de ministro de Estado com a de presidente nacional de um partido político. Lupi presidia o PDT na época. Após a decisão da Comissão, Lupi decidiu deixar o comando da legenda. Será que agora ele deixar o Ministério do Trabalho e Emprego ou vai esperar que seu traseiro gordo seja chutado?


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin