23 janeiro 2012

Varre-Sai: você já ouviu falar?

Igreja Matriz São Sebastião (foto: Matheus Marra)
Varre-Sai é o município mais distanciado da capital do Estado do Rio de Janeiro - RJ, de onde ele dista cerca de 400 km, quase a mesma distância existente entre Rio e São Paulo.

Por seu clima frio e altitude elevada, a cidade se destaca como a maior produtora de café, cultura responsável por quase 40% da produção cafeeira da região. 

O município de Varre-Sai é também conhecido como a maior colônia de descendentes de italianos de todo o Estado do Rio de Janeiro (o que importa em cerca de 70% da população).



O turismo é outro segmento da economia que vem crescendo muito, já que o município integra o "Circuito das Águas", juntamente com Itaperuna, Porciúncula, Natividade e Raposo, além de ser importante rota de acesso ao Parque Nacional da Serra do Caparaó. Sua maiores atrações são o Festival do Vinho, a Festa da Colônia Italiana e as festas de Abril e Cruz da Ana. O turismo rural (fazendas de café e suas lavouras, artesanatos, queijos, vinhos e licores) e o turismo de aventura (parapente, motocross, cachoeiras e passeios nas matas e montanhas), também se destacam como itens atrativos para qualquer atividade turística.

A história de Varre-Sai teve início em meados do século XIX. Onde hoje é a sede do município existia um rancho que era cuidado por uma velha senhora conhecida como Dona Inácia. O local era ponto de parada obrigatória dos rancheiros que vinham das Minas Gerais para vender seus produtos no Espírito Santo. Todos eram muito bem recebidos e tinham o pernoite garantido, desde que atentassem para o aviso escrito a carvão que ficava na porta: "varre e sai". Ninguém pagava nada pela hospedagem, mas o estábulo onde ficavam os cavalos e burros deveria ser varrido pelos tropeiros na manhã do dia seguinte. A regra se tornou popular, e o lugar ficou conhecido como "Rancho Varre-Sahe". Por volta de 1848, um fazendeiro chamado Felicíssimo Faria Salgado adquiriu grande quantidade de terras na região, e em 1920 doou um pedaço dessas terras à igreja católica, que construiu a Igreja Matriz São Sebastião. No seu entorno nasceu a vila que se transformou no atual município. Os imigrantes, principalmente italianos, começaram a chegar e se estabelecer nas lavouras de café no final do século XIX e início do século XX.

Quando passou à condição de distrito, Varre-Sai ficou politicamente subordinado ao município de Natividade, muito embora seus aspectos culturais, geográficos e econômicos fossem bem diferentes. A emancipação veio no ano de 1991, fazendo surgir o atual município de Varre-Sai.

Nino, Amanda, Sabrina e Renato Bellate

Hoje, além da atividade econômica e atrações turísticas, Varre-Sai desenvolve diversos projetos sociais, esportivos e de lazer, e uma das fontes de divulgação de todos estes acontecimentos é a Transmarket Propagandas e Eventos Ltda., que também leva ao conhecimento da população todos os fatos importantes de seu cotidiano. O grupo de jovens empreendedores é formado por Ninolliveira, Amanda Vargas, Sabrina Gianna e Renato Bellate. Se você quiser acessar vídeos com eventos, entrevistas e todo o tipo de noticiário sobre a interessante Varre-Sai, clique aqui e divirta-se.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin